Início B5 Miguel Frasquilho deixa a TAP

Miguel Frasquilho deixa a TAP

Manuel Beja é a escolha do Governo para chairman da TAP, que se junta à francesa Christine Ourmières-Widener, que será CEO da transportadora aérea portuguesa. O gestor que vai substituir Miguel Frasquilho na presidência do conselho de administração tem experiência na área de tecnologia de informação e conhecimento do mercado brasileiro.

O Governo não renovou o mandato de Miguel Frasquilho na TAP, o gestor que foi um dos principais rostos do plano de reestruturação da companhia aérea apresentado à Comissão Europeia, e prestes a ser aprovado.

O novo chairman vai ser Manuel Beja, um matemático licenciado pelo ISEG com experiência de gestão, sobretudo na área das tecnologias de informação.

Segundo a imprensa, oficialmente, o Governo não confirma a mudança, e Miguel Frasquilho também se escusou a fazer comentários, mas o gestor que esteve mais de nove anos na Novabase vai ser o novo chairman. Manuel Beja vem do sector das tecnologias de informação, foi director de recursos humanos da tecnológica e conhece o mercado brasileiro, o principal mercado de exportação da TAP. O gestor foi ‘managing diretor’ da Novabase Brasil entre Março de 2002 e Março de 2005.

A substituição de Miguel Frasquilho é uma surpresa e o próprio só foi informado da decisão esta terça-feira. O Primeiro-Ministro, que tem a última palavra, terá decidido impor uma mudança da totalidade do conselho de administração e isso acabou por ditar o afastamento de Frasquilho.

O ainda chairman da TAP foi o responsável pela condução do plano de reestruturação logo depois da saída do gestor Antonoaldo Neves e depois, com Ramiro Sequeira, foi activo nas discussões com os sindicatos da TAP que permitiram os chamados acordos de emergência e permitiram evitar os despedimentos colectivos.

No próximo dia 24 de Junho, os accionistas da TAP (Estado, Humberto Pedrosa e trabalhadores) vão reunir em assembleia geral para a eleição dos novos órgão sociais.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter