Início VIP Mesmo com um melhor Verão receitas turísticas serão afectadas

Mesmo com um melhor Verão receitas turísticas serão afectadas

De acordo com dados apresentados pela Comissão Europeia nas mais recentes previsões, Portugal foi o sexto país da União Europeia (UE) com maior queda no total de noites passadas nos alojamentos turísticos em 2020 face ao ano anterior, que ascendeu a -61% (total de 30 milhões) em termos totais e a -74% (total de 14 milhões) no caso de não residentes.

A instituição diz que no toca às receitas turísticas, elas continuarão a ser afectadas este ano porque são esses mesmos turistas estrangeiros que costumam “gastar mais por dia.

Aliente-se que pior que Portugal só Grécia, Malta, Irlanda, Espanha e Chipre.

Relativamente ao desempenho turístico regional entre Janeiro e Dezembro de 2020, a região de Lisboa foi a mais afectada do País pela pandemia, com um recuo acima dos 70%.

O comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, aquando da conferência de imprensa sobre as prfevisões agora anunciadas, atribuiu a revisão em baixa da recuperação económica em Portugal este ano sobretudo à dependência do País relativamente ao turismo externo, fortemente afectado pela pandemia da covid-19.

Quando questionado sobre uma subida do Produto Interno Bruto (PIB) em Portugal de 4,1% em 2021, quando em Novembro antecipava 5,4%, o responsável notou que as previsões são menos optimistas para a maioria dos Estados-membros, mas admitiu que Portugal é particularmente afectado pela persistência da pandemia.

Portugal é substancialmente afectado por um dos sectores em maiores dificuldades, que é não só o turismo em geral, mas em particular o turismo externo. E o turismo externo por si só representa oito por cento do PIB em Portugal, pelo que é fácil imaginar o quanto é afectado pela pandemia, explicou Paolo Gentiloni que disse acreditar que, tal como projectado para a generalidade da economia europeia, um forte desempenho da economia portuguesa no segundo semestre deste ano e, sobretudo, no próximo ano, fruto de uma campanha bem sucedida de vacinação contra a covid-19 e consequentemente alívio das medidas restritivas, permitirá melhorar as projeções macroeconómicas.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter