Madeira exige teste mesmo para viagens inferiores a 72 horas

A Madeira está a tomar novas medidas de prevenção e profiláticas, no sentido de evitar focos de infeção local.

Nesse sentido, o teste para a covid-19 também passará a ser obrigatório para todos os viajantes que cheguem aos aeroportos da Madeira, mesmo que a sua ausência da região seja por menos de 2 horas.

Recorde-se que a apresentação de teste negativo ou a sua realização obrigatória à chegada aos portos e aeroportos da Madeira e Porto Santo entrou em vigor em 01 de Agosto, mas excluía os viajantes que se tivessem ausentado da região por um período inferior ou igual a 72 horas.

Agora não há exceções. Podem sair da Madeira e estar cinco horas no continente, quando chegam cá, todos são testados, esclareceu o presidente do Governo Regional, esclarecendo que a medida será aprovada no próximo conselho do governo regional, a ter lugar quinta-feira (22), entrando logo em vigor.

Na altura, Miguel Albuquerque explicou que embora os testes tenham custos, é muito mais barato investir nos testes do que termos um fluxo pandémico com dezenas ou centenas de pessoas infetadas, com custos assoberbantes para o sistema regional de saúde.