Início B1 Madeira: Está na hora de “arregaçar as mangas” para recuperar o Turismo

Madeira: Está na hora de “arregaçar as mangas” para recuperar o Turismo

COMPARTILHE

O secretário regional do Turismo e Cultura da Madeira salientou recentemente ser necessário arregaçar as mangas e agir com determinação, numa altura em que o sector atravessa uma fase menos boa em termos de visitantes.

Eduardo Jesus sustentou que uma acção determinada é imprescindível numa altura em que o turismo atravessa uma fase de abrandamento e regista perdas por causa da falência de 14 companhias aéreas, nove das quais operavam para o arquipélago da Madeira.

Na sua intervenção, destacou ainda o aumento do apoio à Associação de Promoção assim como a aposta na consolidação dos mercados emissores tradicionais (Reino Unido e Alemanha) e na procura de novos, como o norte-americano, sobre o qual disse estar em curso um estudo económico. Lembrou também que é necessário aumentar a oferta de ligações aéreas, fortalecendo a economia regional.

Recordando que o sector do turismo representa 25% a 30% do Produto Interno Bruto,  Eduardo Jesus disse que a consolidação dos mercados turísticos existentes e a aposta em novas origens, a modernização da oferta regional, o incremento de novas tecnologias de promoção, a valorização da qualificação dos profissionais e o reforço das ligações com todos os parceiros são as metas a atingir.´

Sobre a possibilidade de aplicar uma taxa turística, Eduardo Jesus argumentou que não foi uma iniciativa do governo lançar a medida, mas surgiu de um repto lançado pela Ordem dos Economistas que foi acolhido como matéria de estudo.

Porém, o secretário regional do Turismo e Cultura da Madeira prometeu, que nada será feito sem o envolvimento dos privados.