De acordo com os dados da Secretaria do Turismo e Cultura da Madeira, 85 rotas vão operar para o Aeroporto Internacional da Madeira no mês de Abril, envolvendo 33 companhias, 1.177 frequências (mais 28% do que em 2019) e 218.300 lugares nos aviões (mais 39%), com ligação a 46 aeroportos em 21 países (mais dois do que em 2019.
De notar que os três principais mercados que vão operar a Madeira em Abril deste ano são Portugal, com mais de 103.000 lugares, o Reino Unido com 43.000 lugares e a Alemanha com 30.000 lugares, segundo o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que acrescentou também que estes números consolidação da recuperação do sector, iniciada no segundo semestre de 2021, após a quebra registada devido à pandemia de covid-19.
Segundo o Governo Regional da Madeira, em Abril e incluindo a Páscoa, a taxa de ocupação hoteleira deverá ser superior a 85%.
Nesta altura, também já se sabe que existem várias unidades hoteleiras que já estão completamente vendidas para o período da Páscoa.
A Páscoa é, sem dúvida alguma, um momento em que a Madeira vai ter uma procura bastante grande, disse Eduardo Jesus, reconhecendo que o facto da Madeira estar geograficamente distante do conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia contribui para que a região seja conhecida como “destino seguro”.
No entanto, há que destacar que a ofensiva militar lançada pela Rússia na Ucrânia obrigou a suspensão imediata dos voos directos entre a Madeira e as capitais daqueles países – Moscovo e Kiev –, que deveriam trazer à região cerca de 14.000 turistas até Outubro.