Machu Picchu – A Cidade Perdida na Montanha

Machu Picchu constitui uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno desde o seu ano de eleição, 2007. Encontra-se a 2400 metros de altitude, no cimo de uma montanha rochosa que se ergue no sul do Peru. Descoberto em 1911 pelo norte-americano Hiram Bingha, foi um dos mais importantes centros urbanos e económicos do povo inca. Preserva apenas 30% da sua riqueza original, tendo o restante sido reconstruído na cidade que alberga casas, praças e templos.

Como visitar?

Existem duas paragens quase obrigatórias para conhecer a cidade inca: Cusco e Águas Calientes.

Cusco situa-se a 74.7 quilómetros de Machu Picchu e esta distância pode ser percorrida em autocarro, comboio ou parcialmente caminhando.

Desde Águas Calientes encontram-se novamente duas opções: autocarro até à entrada ou a pé subindo os mais de 3,000 degraus até ao topo.

Para os mais aventureiros como eu, aqueles que preferem passear pelos vales, montanhas, rios, cascatas e desfiladeiros que se encontram no caminho pedonal até ao Machu Picchu deixo algumas dicas.

Como tratar da reserva?

  • Compare opções

Existem inúmeras opções para reservar trilhos adaptados às necessidades de cada um. Compare preços de diferentes agências, fale com turistas que tenham feito a caminhada recentemente e pesquise opiniões em fóruns.

  • Se não optar pelo Caminho Inca, faça a reserva em Cusco

Para quem não tenciona realizar o Caminho Inca que exige uma reserva antecipada de vários meses, sugiro que façam a escolha da agência/empresa quando chegarem à cidade de Cusco. O preço e a qualidade do serviço irão ser muito mais razoáveis.

  • Confirme todos os detalhes

Reveja tudo o que a caminhada inclui e peça ao vendedor para o anotar. Imagine o percurso que irá realizar, o que necessitará em cada trajecto e solicite que essa informação esteja escrita. Não se esqueça de levar consigo o comprovativo. Ocorrem muitos casos de viagens de autocarro que foram mencionadas no meio da conversa como estando incluídas no preço final, mas que afinal terão de ser pagas.

O que levar?

  • Roupa apropriada

Faz muito frio e muito calor, muitas vezes com diferenças de algumas horas. Leve camadas de roupa que sejam práticas de transportar e de ir tirando e retirando. Não se esqueça das luvas, gorro, chapéu-de-sol e botas ou ténis de caminhada.

  • Saco-cama

Se puder, leve o seu próprio saco cama ou compre na cidade de Cusco. Se optar por pagar à agência poderá não garantir que seja o mais adequado às temperaturas exteriores.

  • Dinheiro

Irá necessitar de levar consigo dinheiro para águas, snacks, fruta, idas à casa de banho ou gorjetas para os guias. Faça as contas e traga um pouco mais do que o necessário.

  • Apenas os acessórios essenciais

Caminhar durante vários dias requere que se optimize o peso nas costas. Não recomendo carregar litros de água uma vez que existem sempre várias paragens durante o percurso. É possível fazer compras de última hora se algo ficar esquecido, mas claro, terá de pagar por isso. Lanterna, repelente e outros medicamentos de primeiros socorros, rebuçados de coca, pau de caminhada, baterias portáteis, máquina fotográfica ou papel higiénico são alguns dos recursos que com certeza irá dar uso.

Helena Rosa