‘Luz verde’ para a fusão El Corte Inglés e Logitravel


A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC), algo semelhante ao Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência (AdC) em Espanha, aprovou a criação daquele que será o primeiro grupo de distribuição turística da Espanha.

Segundo fontes familiarizadas com a operação, a CNMC dá luz verde à fusão entre Viajes El Corte Inglés e a Logitravel.

Dessa forma, está ultrapassado o último obstáculo que restava para efectivar a união dos dois grupos.

No início de Julho, mais propriamente no dia 3, o acordo já tinha sido assinado.

O grupo resultante, com receitas superiores a 3.500 milhões de euros antes da pandemia, contará com mais de  cinco mil pessoas.

Como avanço digital, a Aperture Travel, controladora da Logitravel, que por sua vez pertence ao grupo Tool Factory, contribuirá com 100% de suas acções para a agora nova empresa na qual deterá um percentual inicial de 25% de seu capital.

Os restantes 75% da ‘joint venture’ serão detidos pelo El Corte Inglés, que contribui com 100% das acções que detém na Viajes El Corte Inglés.

Liderado por Jorge Schoenenberger, o grupo resultante será uma referência em alguns produtos, como Disney ou cruzeiros, e terá uma forte presença em Espanha, Portugal, França, Alemanha e América Latina.

A nova empresa, que nasceu sem dívidas e com uma sólida posição financeira, constitui, segundo as duas empresas, uma plataforma única para o desenvolvimento de novos negócios e avanço na internacionalização, consolidando a posição de ambas as empresas no mercado ibérico, tanto no negócio de emissão como bem como no receptivo.

A empresa-mãe do Grupo ECI (EL Corte Inglés) opera no sector da distribuição a retalho não especializado com base no modelo de armazéns comerciais, estando também ativo na venda e prestação de produtos e serviços informáticos, na oferta de apólices de seguro de vida e na oferta turística, neste último caso através da Viajes El Corte Inglés.

O Grupo ECI encontra-se presente em Portugal através da sua subsidiária El Corte Inglês – Grandes Armazéns.

Em Portugal, o Grupo Logitravel controla a agência de viagem Travelfactory Portugal.

,

error: Content is protected !!