LOT Airlines compra a Condor e evita mais uma falência

O Grupo de Aviação Polaco (PGL), proprietário da LOT Polish Airlines (LOT) acaba de anunciar aquisição da Condor, pondo um fim bem-sucedido nos procedimentos de protecção contra falência da empresa alemã, que enfrentava dificuldades desde que a sua subsidiária Thomas Cook faliu.

A oferta de aquisição da Condor apresentada pela PGL foi seleccionada como a mais atraente para a companhia aérea alemã, os seus funcionários, parceiros, fornecedores e clientes. Espera-se que a transacção seja concluída em Abril deste ano.

As companhias declaram que a combinação da LOT e da Condor dentro da PGL cria um dos principais grupos europeus de aviação, transportando cerca de 20 milhões de passageiros por ano, com a Alemanha e a Polónia como principais mercados.

Apesar da aquisição, a Condor vai continuar a operar sob a liderança da sua equipa directiva e com a mesma marca, já que é bastante popular na Alemanha. O grupo polaco diz que a companhia aérea passará a ser o centro da sua estratégia voltada para o público de lazer, com foco no crescimento na Alemanha e em mercados adjacentes, construindo uma das principais companhias aéreas europeias de viagens de turismo.

O financiamento fornecido pelo KfW e garantido pelo governo federal alemão e pelo estado de Hessen para a segurança da Condor durante o período de dificuldade financeira será integralmente reembolsado.

-A aquisição da Condor encaixa-se perfeitamente na estratégia da PGL. Também assegura o futuro da Condor e oferece estabilidade e grandes oportunidades aos seus funcionários, clientes e parceiros de negócios. Queremos desenvolver a marca icônica da Condor na Alemanha e também apresentá-la a outros mercados da Europa, afirmou Rafał Milczarski, presidente do Conselho de Administração da PGL.

Por sua vez, Ralf Teckentrup, CEO da Condor declarou que estamos satisfeitos que a Condor, a companhia aérea de lazer mais popular da Alemanha, tenha ganho na PGL e na LOT parceiros estáveis, experientes e dinâmicos de desenvolvimento, que garantem o futuro dos nossos negócios, para acrescentar que juntos, vamos poder transportar o dobro de passageiros, formando um dos maiores grupos de aviação e o principal grupo de companhias aéreas de lazer da Europa.

A LOT Polish Airlines é uma das companhias mais antigas e de crescimento mais rápido da Europa, com dois centros de desenvolvimento dinâmico em Varsóvia e Budapeste. A empresa opera em mais de 120 rotas com forte presença na Europa Central e Oriental, e 18 conexões de longo curso com a América do Norte e Ásia.

Em 2019, o LOT transportou mais de 10 milhões de passageiros, mais do que o dobro dos 4 anos anteriores. Opera uma frota de 80 aviões, incluindo 15 Boeing 787 Dreamliners. O grupo PGL gerou receitas de cerca de 1,9 mil milhões de euros em 2019.

A Condor, por sua vez, transporta os seus passageiros para destinos tradicionais de férias pelo mundo desde 1956. Todos os anos, cerca de 9,4 milhões de passageiros voam com a companhia a partir de oito aeroportos alemães para cerca de 90 destinos na Europa, África e América. A empresa alemã opera uma frota de mais de 50 aparelhos, a partir das suas bases operacionais em Frankfurt e Dusseldorf.

O CEO da LOT, Rafał Milczarsk, afirmou que o grupo irá comprar 30 novos jactos de longo alcance, sendo 10 para a própria LOT e 20 para a Condor.