COMPARTILHE

Pelo sexto ano consecutivo, Lisboa ocupa o primeiro lugar do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking. Todavia, o Porto, ano após ano aproxima-se do topo da tabela.

Apesar de tudo, Lisboa apresenta o melhor desempenho de marca em todas as dimensões: é o município mais atractivo para investidores, turistas e talento nacional e estrangeiro. Seguem-se Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Faro, Setúbal e Vila Nova de Gaia.

Nas oito primeiras posições não se verificam alterações em relação à edição anterior do ranking. Setúbal protagoniza a única subida no top 10, passando do 10.º para o 9.º lugar, devido ao excelente desempenho da dimensão de Turismo. Por outro lado, Vila Nova de Gaia desce um lugar, depois de ter subido continuadamente ao longo das últimas edições.

Olhando para o top 25, a Bloom Consulting revela que o grande destaque vai para o município de Viana do Castelo, que subiu cinco posições para 21.º lugar (o maior salto deste ano). Évora aparece logo a seguir, com uma subida de três lugares para o 17.º. No fim da lista estão Maia (23.º), Ponta Delgada (24.º) e Mafra (25.º).

Por dimensões, Lisboa é o melhor município no ranking de Negócios, seguido do Porto, Braga, Cascais, Coimbra, Sintra, Oeiras, Vila Nova de Gaia, Setúbal e Faro.

Para visitar e passear, Lisboa também é o melhor, à frente do Porto, Funchal, Nazaré, Cascais, Portimão, Albufeira, Évora, Coimbra e Braga.

Por fim, Lisboa é o melhor município para viver. Nas posições seguintes surgem Porto, Braga, Coimbra, Sintra, Cascais, Almada, Oeiras, Aveiro e Vila Nova de Gaia.