A nossa presença na Bolsa de Turismo de Lisboa foi, de uma maneira geral, muito boa. Quem o afirma é José Manuel Antunes, director geral da Sonhando, acrescentando que foram feitos bastantes contactos com agências de viagens, empresas diversas e ainda com organismos institucionais como, por exemplo, do Brasil, Guiné-Bissau e Cuba.
– Todavia, quantos às vendas, foi muito abaixo daquilo que tínhamos estimado. Mas isso talvez se tenha ficado a dever ao facto de haver preços de venda de certos destinos muito por baixo, quase sem margem de lucro, mesmo perto do ‘dumping’ ou mesmo nele.
Sem acusar directamente ninguém desta prática (ou de outra), José Manuel Antunes é de opinião, pelo que teve conhecimento, que haviam programas a serem vendidos com uma margem de lucro perto dos dois ou um por cento.
– A Sonhando, pela sua posição e maneira de estar no mercado, não entra nem aceita essa prática. Por isso, repito, as nossas vendas na BTL não foram as previstas.
E, ao que parece, também nos dias de abertura ao público, longe do esperado, pouco ou mesmo nada foi concretamente vendido.
Operação Timor
Dentro de algumas semanas, realizar-se-á mais uma operação Timor. Ou seja, os voos Lisboa-Dili (23 de Abril) e Dili-Lisboa (26 de Abril), com a euroAtlantic airways. Como está a decorrer a operação?
– Quero destacar em primeiro lugar de, mesmo agora, já termos todas as autorizações necessárias das entidades aeroportuárias de Timor para estes dois voos, o que não acontecia anteriormente e com mais burocracias. Isso, dá-nos muita tranquilidade.
Depois e quanto às vendas, posso dizer que estão em bom ritmo, já tendo sido atingido o ‘breaking even’ e as vendas continuam.
Vendas para a Páscoa e Verão
Quanto ao período da Páscoa, a Sonhando apresenta quatro destinos de peso, passe a expressão, entre outros: Porto Santo, Cancun, Punta Cana e Tunísia. São as tradicionalmente mais se vendem neste período e as vendas já são em quantidades apreciáveis, nomeadamente Porto Santo.
– Posso dizer que e de uma maneira geral, em relação à Páscoa estou bastante satisfeito com os resultados. Porto Santo, por exemplo, tem sido mesmo uma agradável surpresa pela sua boa aceitação ao ponto de termos lançado agora mais um novo programa com a TAP, diz José Manuel Antunes confirmando que também as vendas para as Caraíbas estão a muito bom ritmo, o que também é uma outra surpresa e tanto para Cancun como Punta Cana.
– E quanto a Cuba?
– Quanto a Cuba temos de ter em atenção que os programas lançados são para o Verão.
O que posso dizer, neste momento, porque estive recentemente naquele país em viagem de inspeção, é que, turisticamente, já está tudo a funcionar e em boas condições.
No entanto e mesmo sendo um programa lançado para o Verão, já existem reservas significativas para os programas de Cayo Coco. E recordo que é nos Cayos que estão as melhores praias do mundo.
Turismo a indústria da Paz
Quanto à invasão da Ucrânia, o nosso entrevistado revela que está muito triste e preocupado com tudo o que se está a passar na Ucrânia, uma vez que o Turismo é a indústria da Paz.
– Estou muito preocupado, entre muitas outras coisas, que se estão a desenrolar na Ucrânia, porque as guerras não são boas para o turismo. Nomeadamente e independente das destruições e perdas de vidas humanas.
Os conflitos, sobretudo os armados, não são bons para o turismo e em meu entender, por duas razões, frisa o director geral da Sonhando.
– Por um lado, as pessoas não se sentem tão seguras como o desejavam, quando em férias; por outro, começam a pensar nos futuros e previsíveis desenrolamentos do conflito em termos económicos e o comprar viagens deixa de ser uma necessidade prioritária.
A terminar esta troca de impressões com José Manuel Antunes, director geral da Sonhando, o operador da euroAtlantic Airways, destaca que, com base no que está vendido e pelas reservas feitas nos destinos apresentados pelo operador, os resultados são óptimos.
– Posso afirmar que as vendas para os nossos destinos de Verão, já são superiores aos que foram atingidos em 2018 e 2019.
Estes números levam-me a dizer ou dão-me a ideia que vamos ter um bom ano de turismo.
Luís de Magalhães