Itália: aeroportos perderam 45 milhões de passageiros de Março a Maio

Um comunicado da associação italiana de gestores aeroportuários Assaeroporti, refere que os aeroportos italianos perderam 45 milhões de passageiros desde Março até Maio.

Em Março, quando o Governo aprovou as medidas de confinamento, os aeroportos italianos registaram menos 12 milhões de passageiros do que no mesmo mês de 2019. No mês seguinte (Abril) a redução foi de 16 milhões e em Maio foi de 17 milhões.

Segundo o presidente de Assaeroporti, Fabrizio Palenzona, foi a pior queda da história, ressalvando que os próximos meses de Verão serão fundamentais para recuperar parte das perdas acumuladas.

Hoje, dia 03 de Junho, a Itália abre as fronteiras com países da União Europeia, com o objectivo de reactivar o turismo em todo o país.

A esse propósito, Fabrizio Palenzona comentou que as próximas semanas serão decisivas para lançar as bases para o recomeço num sector estratégico.

Nestes três meses, a perda de turistas levou os gestores aeroportuários a pedirem que mais de 10 mil empregados ficassem numa situação de desemprego provisório.