Início B2 IPDT: Retoma do turismo só para o Verão 2021

IPDT: Retoma do turismo só para o Verão 2021

O Barómetro do Turismo do IPDT indica, na sua edição nº 62, que o nível de confiança médio no desempenho do turismo atingiu, em Julho, os 47,3 pontos. Ou seja, um decréscimo abrupto face ao último registo de Fevereiro de 2020 (79,5).

Como já calculado, os resultados globais do turismo nacional para o Verão de 2020 vão ser fortemente penalizados devido ao impacto causado pela pandemia de covid-19.

Em termos internacionais, a retoma deverá acontecer durante a Primavera e o Verão de 2021, de acordo com cerca de 80% dos inquiridos.

Refira-se que os dados do Barómetro do Turismo agora divulgados apontam para que a retoma das actividades do sector seja mais rápida a nível interno.

Como factores que vão certamente impactar o desempenho do turismo no Verão de 2020, é destacado o ambiente de incerteza e de mudança constante, a exposição do sector à evolução da pandemia e os avanços e recuos na mobilidade.

Os dados recolhidos avançam ainda a perspectiva de uma diminuição considerável da procura turística externa em 2020, prevendo-se uma retoma acentuada a partir de Abril de 2021.

Por outro lado, apesar da crise de confiança que afectou o sector das viagens, os portugueses devem continuar a viajar dentro do País, com a procura turística interna a manter-se muito próxima dos níveis registados em 2019.

Alguns inquiridos são optimistas quanto a mercados como o espanhol, o francês e o holandês.

No que concerne ao mercado espanhol, um em cada cinco dos inquiridos acredita ser possível alcançar, nos últimos 6 meses de 2020, resultados iguais ou superiores aos registados por este mercado no período homólogo de 2019.

Os destinos de natureza (34%) e de praia (31,4%) vão liderar as escolhas dos destinos para as férias de verão em 2020. A saúde e bem-estar também estará no topo dos fatores que vão ter maior influência na escolha do destino.

O crescimento da procura por destinos de natureza e menos massificados devem ser as principais tendências de viagem até ao final do Verão de 2020, em que a segurança sanitária terá um peso considerável na decisão de viagem.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter