Início B2A INE: Carnaval influenciou crescimento exponencial da actividade turística

INE: Carnaval influenciou crescimento exponencial da actividade turística

O sector do alojamento turístico em Portugal registou 1,6 milhões de hóspedes e 3,9 milhões de dormidas no passado mês de Fevereiro, correspondendo a crescimentos de 16% e 15,3% respectivamente, face ao mesmo período do ano anterior.

Segundo dados divulgados sexta-feira (27) pelo INE, as dormidas de residentes terão aumentado 27,2% (+12,1% em Janeiro) e as de não residentes 10% (+5,6% no mês anterior).

O INE esclarece que a actual pandemia está a condicionar a actividade da generalidade dos sectores económicos, a nível nacional e mundial, particularmente do turismo, e dada a preocupação que se está a gerar sobre este sector, decidiu divulgar antecipadamente, de forma excepcional, estatísticas sobre a actividade turística em Fevereiro de 2020 baseadas na informação primária já recolhida até 24 de Março no âmbito do Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e outros alojamentos. No entanto, esta divulgação não inviabiliza o destaque da actividade turística em Fevereiro, agendado para 15 de Abril, nos moldes habituais.

Os últimos dados divulgados dizem que os hóspedes residentes terão sido 777,6 mil, o que se traduziu num acréscimo de 23,9% e os hóspedes não residentes terão atingido um total de 828,4 mil e aumentaram 9,5%. Estes crescimentos, superiores aos verificados em Janeiro de 2020 foram influenciados, de acordo com o INE, pelo efeito do período de Carnaval, que este ano ocorreu em Fevereiro e em 2019 foi em Março.

A maioria dos principais mercados emissores registou crescimento em Fevereiro, destacando-se os aumentos registados pelos mercados espanhol (+41,4%), canadiano (+32,8) e brasileiro (+32,4%). Já influenciado pelos efeitos da Covid-19, o mercado chinês registou um decréscimo de 51,3% em no mesmo mês.

Leia mais notícias em OPÇÃO TURISMO



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter