Início B3 Iberia tem novo presidente executivo

Iberia tem novo presidente executivo

A companhia aérea espanhola Iberia tem um novo presidente executivo. Trata-se de Javier Sánchez-Prieto, que substitui Luís Gallego no cargo, desde o passado dia 9.

Javier Sánchez-Prieto esteve na Iberia entre 2013 e 2016 como director de Planeamento Estratégico e Finanças e, mais recentemente, ocupava o cargo de CEO da na Vueling.

Com a chegada no novo presidente e CEO, a Iberia que integra o Grupo IAG – também accionista principal das companhias British, Vueling e Aer Lingus, entre outras- iniciou a reorganização a sua estrutura para enfrentar a crise provocada pela pandemia de covid-19. Ao mesmo tempo, pretende uma recuperação gradual da procura, tendo reduzido número de direcções da sua comissão diretiva.

Como primeira nota nesta reorganização, destaque-se a junção de quatro direções em duas, passando a funcionar com oito:. Uma contenção de custos necessária para superar os efeitos da crise nos negócios, refere a companhia aérea espanhola em comunicado.

Entre outras alterações, saliente-se que a Direcção Comercial, que era ocupada por Marco Sansavini, novo presidente executivo da Vueling, e a Direcção de Rede e Alianças, será dirigida pela mesma pessoa: María Jesús López Solás, até então directora da área de Cliente e que anteriormente liderou a área de Rede e Alianças.

A mesma lógica será aplicada às direções de Transformação, Sistemas e Cliente, que serão agrupadas sob a liderança de Gabriel Perdiguero, até agora director de Transformação e Sistemas. Gabriel Perdiguero exerceu anteriormente o cargo de director de Clientes.

Quanto ao futuro projecto de desenvolvimento do negócio de Manutenção, foi nomeado Andy Best como novo director, em substituição de André Wall, que recentemente deixou a empresa.

Iberia destaca também a criação de um Departamento de Pessoal – engloba as Relações Laborais, Desenvolvimento de Pessoal e Gestão de Talentos -, que será ocupado por Agustín González Hermosilla, até agora director de Relações do Trabalho da “Ferrovial Corporación” e de Recursos Humanos da “Ferrovial Servicios España”.

O restante da equipe é formado pelas pessoas e funções actuais: José Antonio Barrionuevo como diretor de Estratégia e Finanças; Juan Cierco como director Corporativo; Rafa Jiménez Hoyos, director de Produção; e Ángel Marcos como director de Serviços Aeroportuários.

Javier Sánchez Prieto, nas suas primeiras declarações após a sua nomeação, destacou que a equipa Iberia tem mostrado nos últimos anos que é capaz de enfrentar todo o tipo de desafios e dificuldades, conseguindo escrever uma história de sucesso nos últimos anos. Acrescentou ainda que  estou certo de que todos juntos vamos conseguir mais uma vez.

O  novo presidente da Iberia refere-se ao Grupo IAG como um grande grupo que também lhes permite aceder a fontes de financiamento que de outra forma não teriam disponíveis. Declarações que coincidem num momento em que outras companhias aéreas tentam pedir aos governos dinheiro público para sobreviver e pagar ordenados.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter