Início B4 IATA: recuperação das viagens aéreas interrompida em Novembro

IATA: recuperação das viagens aéreas interrompida em Novembro

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) diz que a pequena recuperação do transporte mundial este ano, voltou a cair drasticamente durante o mês de Novembro de 2020. A Europa foi a região mais afectada pela crise, à medida que novos bloqueios económicos pesaram sobre a procura por viagens.

De acordo com a organização, a procura global por viagens aéreas caiu 70,3% em relação a Novembro de 2019. O índice é praticamente o mesmo que o observado em Outubro, quando a queda havia sido de 70,6% na comparação ano a ano. A capacidade de transporte das aeronaves em Novembro foi 58,6% abaixo do registado o ano anterior e a taxa de ocupação dos voos recuou 23 pontos percentuais, atingindo a marca de 58% do potencial.

A procura de passageiros internacionais foi 88,3% menor do que em Novembro de 2019. O cenário é pior do que o observado em Outubro, quando a queda era de 87,6%. A capacidade das aeronaves nesse segmento caiu 77,4% abaixo dos níveis do ano anterior, e a taxa de ocupação caiu 38,7 pontos percentuais para 41,5%.

A recuperação da procura doméstica, que tinha sido o ponto relativamente positivo em Outubro, também estagnou. O tráfego local de Novembro regrediu 41% em comparação com o ano anterior, praticamente o mesmo resultado de Outubro, interrompendo um ciclo de melhora. A capacidade caiu 27,1% em relação aos níveis de 2019 e a taxa de ocupação caiu 15,7 pontos percentuais, registando 66,6%.

No acumulado de Janeiro a Novembro, a procura por viagens aéreas caiu 65,6% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior. Já a capacidade das aeronaves fechou o período 56,5% menor. A ocupação das aeronaves foi de 65,5%, uma queda de 17,2 pontos percentuais ao longo do período em análise.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here