IATA: apenas cinco companhias europeias no Top25

Os Estados Unidos e a China lideram de forma acentuada o ‘ranking’ mundial de companhias aéreas.

Segundo dados recolhidos pela International Air Transport Association (IATA), das dez maiores companhias aéreas do planeta, quatro são americanas e três são chinesas.

A Southwest Airlines está no topo da tabela com quase 67,8 milhões de passageiros transportados em 2020. No Top3 estão também a China Southern Airlines, com 67,5 milhões, e a American Airlines, com 65,7 milhões.

A China Eastern Airlines e a Delta Air Lines, que fecharam o ano com 61 e 55 milhões, respectivamente, estão nos lugares seguintes.

A Ryanair, líder indiscutível na Europa, ocupa a sexta posição com 51 milhões de passageiros.

Atrás da companhia irlandesa, estão Air China com 42,5 milhões de passageiros (7º), United Airlines com 37,8 milhões (8º), a IndiGo com 35,6 (9º)) e Latam na 10ª posição com 27,7 milhões de passageiros.

Das restantes companhias aéreas que fazem parte das “25 melhores” do mundo, apenas cinco são europeias: Turkish Airlines (27,2 milhões de viajantes), easyJet (26,5), Air France (17), Wizzair (16,5) e Lufthansa (16,2).

A Iberia e a Air Europa, cuja fusão já depende única e exclusivamente da opinião da União Europeia, estão muito distantes dos números de grupos concorrentes como a Air France e a Lufthansa, estando ambos fora do ‘ranking’ IATA. A primeira encerrou 2020 com cerca de 8,9 milhões de passageiros, enquanto a companhia aérea da Globalia transportou 4,2 milhões.

No que concerne apenas á Europa, o Top10 é liderado pela Ryanair, seguindo-se a easyJet e Wizz Air.

A quarta posição vai para a espanhola Vueling, à frente da Turkish Airlines (5º), Lufthansa (6º), Air France (7º) e KLM (8º). A British Airways ‘fecha’ este Top10.