COMPARTILHE

Os prémios de formação turística, iniciativa levada a cabo pelo Fórum Turismo juntamente com o Turismo de Portugal, são conhecidos a 2 de Julho. Os galardões vão na segunda edição e contam com a Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico (RIPTUR) com cursos de Turismo, como parceiros e júri do evento. A estes juntam-se agora o Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Organização Mundial de Turismo (OMT).

A ligação a parceiros internacionais, nomeadamente a Academia de Educação e Formação da Organização Mundial do Turismo (UNWTO Academy) veio, para Lucy

Garner, responsável pelo programa TedQual e ponto de ligação da UNTWO, dar um “foco internacional ao projecto”. A responsável acrescenta que “’criar mais e melhores empregos: educação e emprego’ é uma das prioridades da Administração no mandato actual e, além disso, 2019 foi nomeado pela UNWTO como o ano da ‘Educação, Competências e Emprego’”.

Convém referir que os Hospitality Education Awards têm como objectivo “reconhecer o que há de melhor na formação e educação no Turismo em Portugal. O projecto destina-se a todos os professores, formadores, stakeholders e alunos que contribuem activamente para o sector da formação turística.

Existem cinco categorias a concurso: Melhor Projeto de Inovação e Desenvolvimento, Melhor Projeto Educacional, Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior, Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional, Melhor Stakeholder eo Prémio Fórum Turismo.

No ano passado, altura em que decorreu a primeira edição, houve mais de 60 candidaturas, tendo a organização definido como objectivo para este ano o ultrapassar esse número.

As inscrições estão abertas até ao dia 31 de Maio de 2019, e devem ser submetidas online para o site www.hea.pt, segundo o respectivo regulamento. Seguidamente passarão por um período de avaliação criteriosa e os vencedores serão anunciados durante um jantar de gala no dia 2 de Julho em local a divulgar.