COMPARTILHE

Segundo uma notícia vinda a lume na imprensa de Pequim, o grupo chinês HNA, accionistas da TAP através do Consórcio Atlantic Gateway e que se debate com graves problemas de liquidez, vendeu recentemente uma participação num banco comercial chinês.

Segundo o portal chinês de informação financeira Caixin, a Aerial Wonder, subsidiária do grupo HNA, vendeu a participação de 3,1% que tinha no Banco Rural Comercial de Cantão, que está cotado na bolsa de Hong Kong, por 154 milhões de euros.

A HNA enfrenta dificuldades em saldar as suas dívidas, desde que as autoridades chinesas decretaram regras mais restritivas no financiamento das empresas, visando reduzir riscos financeiros.

O grupo está a ainda a pensar em vender parte da sua participação de 25% na cadeia de hotéis Hilton, por 973 milhões de euros.

Recorde-se que o grupo tem ainda importantes participações em firmas como Swissport ou Deutsche Bank. Em Portugal, detém uma participação na Atlantic Gateway, consórcio que detém 45% da TAP e uma das suas subsidiárias, a Capital Airlines, inaugurou em julho passado o primeiro voo directo entre a China e Portugal.