Início B2 Hi Fly quer A380 na Portela; ANA diz “não”

Hi Fly quer A380 na Portela; ANA diz “não”

COMPARTILHE

A Hi Fly pediu autorização à ANA para operar na Portela (Lisboa) o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo. Trata-se de uma aeronave que, pela sua envergadura pode transportar grandes quantidades de equipamento médico e de proteção. No entanto e segundo a companhia aérea não tem autorização para aterrar em Lisboa.

Recorde-se que o A380, que pertence a uma categoria de aviões especiais devido às suas dimensões, requer que o aeroporto esteja certificado para receber aquele tipo de aeronaves. Todavia, quando não está, isso não significa que não o possa receber E para quer isso aconteça, bastará um pedido feito à gestora do aeroporto, que no de Lisboa é a ANA – Aeroportos de Portugal, para que seja autorizada a operação do avião naquela infraestrutura, garantindo todas – e mais algumas – condições de segurança.

Curiosamente, existe um estudo do fabricante de aviões Airbus, dando o A380 como compatível no aeroporto de Lisboa.

No entanto, de acordo com a companhia aérea Hi Fly, a ANA avaliou o seu pedido durante bastante tempo, mas acabou por alegar que, para autorizar a operação do A380 na Portela, teria de fazer obras avultadas.

Actualmente, o único aeroporto nacional com autorização para receber o A380 é o de Beja.

Mais notícias em OPÇÃO TURISMO

Siga-nos no FaceBook

Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook