Início Entrevista Grupo IAG adquiriu a Air Europa

Grupo IAG adquiriu a Air Europa

COMPARTILHE

O International Consolidated Airlines Group (IAG) anunciou a aquisição da Air Europa por um bilião de euros ao grupo de turismo espanhol Globalia.

A IAG, que inclui a British Airways e a Iberia, pretende aproveitar essa aquisição para transformar o seu ‘hub’ em Madrid rivalizando com os quatro maiores da Europa: Amesterdão, Paris/Charles De Gaulle, Frankfurt e Londres.

A operação também permitirá ao IAG afirmar-se como líder no mercado aéreo entre Europa, América Latina e o Caribe.

Antes da aquisição da Air Europa, que opera em quase 70 destinos, a IAG reivindicou 19% de participação de mercado nessas diferentes rotas. Agora, o grupo, que também inclui Aer Lingus e Level, poderá assumir 26% de participação de mercado.

A aquisição, que oferece um potencial de sinergias significativas em termos de custos e receitas, segundo o IAG, deve entrar em vigor no segundo semestre de 2020, após a aprovação das várias autoridades envolvidas.

Segundo os cálculos do IAG, a aquisição da Air Europa será rentável a partir do primeiro ano e o capital investido será reembolsado após quatro anos de operação.

A marca Air Europa será preservada inicialmente e a empresa permanecerá autónoma na Iberia, ainda liderada por Luis Gallego.

As gestões da IAG e da Iberia também estudam uma fusão, integrando a Air Europa no centro da Iberia em Madrid e na plataforma de serviços do IAG, criando vínculos comerciais entre as várias empresas do grupo. O IAG prevê uma absorção total e uma sinergia definitiva da Air Europa até 2025.

A Air Europa opera voos para 69 destinos, incluindo Europa, América Latina, Estados Unidos, Caribe e Norte da África. Em 2018, gerou um facturamento de 2,1 biliões de euros, com lucro operacional de 100 milhões de euros, para 11,8 milhões de passageiros transportados.