Início VIP Grupo IAG adquiriu a Air Europa

Grupo IAG adquiriu a Air Europa

COMPARTILHE

O International Consolidated Airlines Group (IAG) anunciou a aquisição da Air Europa por um bilião de euros ao grupo de turismo espanhol Globalia.

A IAG, que inclui a British Airways e a Iberia, pretende aproveitar essa aquisição para transformar o seu ‘hub’ em Madrid rivalizando com os quatro maiores da Europa: Amesterdão, Paris/Charles De Gaulle, Frankfurt e Londres.

A operação também permitirá ao IAG afirmar-se como líder no mercado aéreo entre Europa, América Latina e o Caribe.

Antes da aquisição da Air Europa, que opera em quase 70 destinos, a IAG reivindicou 19% de participação de mercado nessas diferentes rotas. Agora, o grupo, que também inclui Aer Lingus e Level, poderá assumir 26% de participação de mercado.

A aquisição, que oferece um potencial de sinergias significativas em termos de custos e receitas, segundo o IAG, deve entrar em vigor no segundo semestre de 2020, após a aprovação das várias autoridades envolvidas.

Segundo os cálculos do IAG, a aquisição da Air Europa será rentável a partir do primeiro ano e o capital investido será reembolsado após quatro anos de operação.

A marca Air Europa será preservada inicialmente e a empresa permanecerá autónoma na Iberia, ainda liderada por Luis Gallego.

As gestões da IAG e da Iberia também estudam uma fusão, integrando a Air Europa no centro da Iberia em Madrid e na plataforma de serviços do IAG, criando vínculos comerciais entre as várias empresas do grupo. O IAG prevê uma absorção total e uma sinergia definitiva da Air Europa até 2025.

A Air Europa opera voos para 69 destinos, incluindo Europa, América Latina, Estados Unidos, Caribe e Norte da África. Em 2018, gerou um facturamento de 2,1 biliões de euros, com lucro operacional de 100 milhões de euros, para 11,8 milhões de passageiros transportados.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter