Início Entrevista Grupo Ferpinta aposta no turismo e cria marca Vila Baleira Hotels &...

Grupo Ferpinta aposta no turismo e cria marca Vila Baleira Hotels & Resorts

COMPARTILHE

Proprietária, há 20 anos do Vila Baleira Porto, que vai ser alvo de uma profunda remodelação, e com a recente de uma unidade no Funchal, que abrirá portas no próximo mês de Abril, o Grupo nacional Ferpinta, pretende fazer uma aposta forte no turismo. Neste sentido, acaba de criar a marca Vila Baleira Hotels & Resorts, marca com a qual passa a actuar neste sector.

A revelação foi feita aos jornalistas, em Lisboa, pelo administrador do grupo para a área do turismo, Gonçalo Teixeira, que avançou que a ideia não é ficar por aqui. Estamos a analisar várias opções e vários mercados, mas os nossos DNA’s adaptam-se muito mais aos mercados internacionais. Temos ambição de crescer no turismo, uma estratégia definida desde 2017, apesar de não ser a curto prazo, e onde encontrarmos o melhor enquadramento, mas não passará, para já, pelo investimento em Portugal.

Refira-se que o Grupo Ferpinta, sediado em Oliveira de Azeméis, detém 26 empresas, actua em 4 áreas, com uma facturação anual de 450 milhões de euros, e está presente em vários países, nomeadamente em África.

Com a experiência adquirida no Vila Baleira Porto Santo, o turismo de saúde e bem-estar, os segmentos de praia e de família, os estágios desportivos e o golfe, vão ser as bandeiras do grupo nos próximos investimentos, disse Gonçalo Teixeira.

Hotel no Funchal vai complementar oferta no Porto Santo

Para já, depois de analisar várias opções e vários destinos, o executivo frisou que faria sentido crescer e criar sinergias comerciais entre o Porto Santo e a Madeira, operacionalizando pacotes combinados no mesmo grupo. Assim, o segundo passo foi adquirir uma unidade hoteleira no Funchal, o antigo The Lince, e fazer a adaptações necessárias, no sentido de dar ao novo hotel a nossa cultura, a nossa cara. Será um hotel de 4 estrelas superior.

O investimento na nova unidade hoteleira que, entre aquisição e remodelação, rondou os 12 milhões de euros, visa cimentar a presença do grupo no arquipélago da Madeira, potenciando o já existente Vila Baleira Porto Santo e passando assim a criar sinergias entre as duas ilhas.

De acordo com o administrador do Grupo Vila Baleira Hotels & Resorts, a nossa estratégia passa por oferecer ao turista que quer visitar ou revisitar os encantos das ilhas um produto estratégico diferenciador, que lhe permita conhecer todo o território e usufruir das suas particularidades, cultura e gastronomia tão próprias. Assim, acrescentou: procuraremos levar para o Vila Baleira Funchal o conceito de proximidade e familiaridade que nos caracteriza.

As obras de remodelação e ampliação desta nova unidade hoteleira, que abre portas no próximo dia 20 de Abril, é composta por dez pisos. De 74 quartos, passa agora para 86, mais a criação de um novo restaurante com 110 lugares, e a total renovação do lobby-bar, bem como da zona de estar e da recepção. O Vila Baleira Funchal vai também dispor de uma piscina e espaço lounge no terraço e ainda de ginásio e garagem com acesso direto aos pisos dos quartos, direccionado não só para famílias, mas também para o turista de negócios ou lazer, sendo ideal para pequenos grupos, dada a sua capacidade de quartos.

Para Gonçalo Teixeira, o Porto Santo e a Madeira são produtos complementares por isso, acreditamos que este novo projecto vai-nos ajudar a esbater a sazonalidade da ilha Dourada. Os dois hotéis vão funcionar, mesmo assim, de forma diferente. Se no Porto Santo trabalhamos em regime do tudo incluído, no Funchal será na modalidade da meia-pensão ou alojamento e pequeno-almoço, esclareceu, para acrescentar que a nova unidade pretende oferecer experiências diferentes. Por isso, o grupo já fechou acordos com outros parceiros para várias ofertas que se podem vivenciar na Madeira.

Vila Baleira Porto Santo vai ser remodelado

Em Novembro deste ano, o Vila Baleira Porto Santo vai ser alvo de obras de remodelação, adaptando-o aos desafios dos tempos mais próximos e reforçando a sua vertente diferenciadora nas áreas do wellness e turismo de saúde.

Neste contexto o Vila Baleira Porto Santo quer criar todas as condições de atractividade e, por isso, vai proceder à requalificação do edifício onde já funciona a talassoterapia. Esta intervenção implica a renovação dos espaços e serviços de forma a responder às necessidades e exigências dos seus visitantes, potencializando também a vertente da prevenção e recuperação física.

No mesmo espaço serão também criadas 27 novas unidades de alojamento especificamente direccionadas para aqueles clientes, que terão acesso exclusivo. Tudo num investimento previsto de 3,5 milhões de euros.

Paralelamente, serão também requalificadas as zonas de lobby e recepção e aumentada a oferta em termos de restauração, com a criação de um novo restaurante temático, ficando assim o Vila Baleira Porto Santo a dispor de 3 restaurantes e 4 bares.

De referir que com estas duas unidades hoteleiras o Grupo Vila Baleira Hotels & Resorts passa a oferecer 425 unidades de alojamento, e garante 150 postos de trabalho em permanência, sendo que no pico das operações o número poderá subir até perto dos 300.

Gonçalo Teixeira deu conta para esta unidade, o Verão está consolidado, e graças às apostas que têm feito em vários nichos de mercado, permitem reduzir a sazonalidade. Para além dos segmentos de famílias e praia, a aposta passa pela captação de outros nichos de mercado, como estágios desportivos, nomeadamente com equipas da Escandinávia, e o golfe, com parceiros dinamarqueses, em colaboração com a Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo. Por isso é que o hotel funciona o ano inteiro desde 2016.

No Vila Baleira Porto Santo, 60% do mercado é nacional no Verão, e representa 30% ao longo de todo o ano. Fora da época alta, pontuam os mercados dinamarquês, italiano, inglês e alemão.