COMPARTILHE

A Air France e a KLM estão a optimizar as respectivas frotas de longo-curso. As companhias vão, efectivamente, trocar as encomendas firmes remanescentes de Boeing 787 e Airbus A350.

A implementação desta permuta significa que, ao longo do período entre 2021 e 2023, os seis restantes Boeing 787 encomendados pela Air France serão transferidos para a KLM, enquanto que os sete Airbus A350-900 encomendados pela KLM serão transferidos para a Air France.

Assim, a Air France, que opera actualmente nove Boeing 787-9 e vai receber um avião adicional em maio de 2020, fica com uma frota de 10 Boeing 787-9 no próximo ano. Além disso, a companhia francesa recebe o seu primeiro Airbus A350-900 em setembro de 2019. Existem ainda encomendas firmes para mais 20 aviões, a que serão acrescentados os sete A350-900 inicialmente destinados à KLM, totalizando 28 aeronaves.

Hoje, a KLM opera 13 aviões Boeing 787-9 e acaba de receber o seu primeiro Boeing 787-10 no domingo passado, 30 junho. Esta frota vai aumentar para um total de 21 Boeings 787 até o final de 2020, a que serão adicionadas os seis Boeing 787 inicialmente destinados à Air France, para um total final de 27 aeronaves.