Início B3 Governo está a resolver problema de falta de trabalhadores para o turismo

Governo está a resolver problema de falta de trabalhadores para o turismo

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, assegurou ao Opção Turismo que o Governo está a tentar resolver o problema de falta de trabalhadores para o turismo nas empresas, num momento em que a actividade está a retomar, em parceria não só com o Ministério do Trabalho, mas também com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Nas últimas semanas o sector empresarial ligado ao turismo tem manifestado dificuldade em recrutar trabalhadores, avisando que a escassez de pessoal pode por em risco retoma.

A este propósito, a governante explicou este assunto tem sido tema recorrente de reuniões e de contactos com os actores de natureza empresarial, para acrescentar que esta situação mostra que há uma grande procura e ela tem vindo a crescer.

Mas alertou que só conseguimos a manutenção dessa procura para lá do amanhã se conseguirmos providenciar um serviço de excelência em relação à qual estamos habituados.

Rita Marques destacou que o tema da falta de mão-de-obra no sector do turismo já está a ser tratado ao nível da Secretaria de Estado do Turismo em parceria com outras áreas do Governo, designadamente o Ministério do Trabalho, até porque temos ainda números relevantes ao nível do desemprego. Queremos desta forma treinar, capacitar essas pessoas, e reorientá-las para sectores de actividade que mais têm carência a nível dos recursos humanos, e o turismo é um deles, disse ao Opção Turismo.

Para além disso, há outros temas que estão a ser desenvolvidos com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que passam pelo bom acolhimento que os portugueses sempre tiveram em relação a cidadãos de outros países, de outras origens e com outras nacionalidades, que podem encontrar em Portugal um bom acolhimento e um bom trabalho também, esclareceu a secretária de Estado do Turismo. A ideia passa, assim, por formar imigrantes que queiram trabalhar no sector do turismo.

Rita Marques falava à margem da Conferência ‘A World for Travel’ que decorreu em Évora com o tema da sustentabilidade na indústria de viagens e turismo. A questão da dimensão social ou seja, a inclusão das pessoas e dos trabalhadores nesta senda da procura de um maior, mas acima de tudo, de um melhor turismo, foi assunto abordado por quase todos os cerca de 140 oradores.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMOSiga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter