Início Opção Turismo Governo espanhol prepara resgate da Air Europa para venda à Iberia

Governo espanhol prepara resgate da Air Europa para venda à Iberia

O governo espanhol está a ultimar o plano de resgate da Air Europa, companhia aérea que considera estratégica pelo seu importante papel no hub de Madrid, tendo em vista a grande quantidade de rotas que mantém para a América Latina.

A companhia aérea da Globalia tem vindo a negociar com a Sociedade Estatal de Participações (SEPI) os detalhes da sua situação económica e financeira com vista a acelerar o fecho da ajuda que necessita para sobreviver face aos efeitos da Covid-19 sobre os seus negócios e preparação da venda à Iberia.

Em meados de Julho sabia-se que a Globalia estava a negociar um resgate sem que o Estado espanhol entrasse no capital da empresa aérea.

No entanto, fontes próximas do Ministério dos Transportes de Espanha, citadas pela imprensa do país, indicam que ainda não foi decidido como esse auxílio será implementado nesta empresa. Portanto, ainda não está definido se o apoio financeiro público será realizado através de concessão de empréstimos participativos, compra de dívida subordinada ou subscrição de acções.

Por seu turno, a Iberia pressiona com o preço e também semeia dúvidas sobre se a operação vai finalmente acontecer. Na passada sexta-feira, após a apresentação dos resultados, o International Airlines Group (IAG) explicou que continua activamente as conversações com a Globalia sobre uma possível reestruturação da compra da Air Europa, mas que ainda nenhum acordo formal foi alcançado.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter