A cidade de Tomar vai receber, de 6 a 9 de Junho, a 8.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, uma iniciativa do Turismo Centro de Portugal.
Este ano, o tema central do evento é “A Era Pós-Covid-19 e o Turismo: Olhos Postos no Futuro!”.
A apresentação do evento decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tomar, com a participação de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, de Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar, de João Freitas Coroado, presidente do Instituto Politécnico de Tomar, e de Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas do Turismo Centro de Portugal.
Na ocasião, Pedro Machado destacou a importância da realização deste fórum afirmando que o Fórum Vê Portugal foi criado com a ideia inicial de fazermos a discussão do turismo interno. Hoje, confirma-se que o mercado nacional é uma peça-chave na procura turística no nosso país, tendo contribuído decisivamente para mitigar os efeitos da pandemia.
Por sua vez, Anabela Freitas, elogiou a escolha de Tomar como palco do encontro de quatro dias e destacou que todos nós somos também turistas. Nessa condição, o que procuramos agora é diferente do que procurávamos antes da pandemia. Os ‘players’ da atividade turística precisam de se reinventar para se adequarem às novas tendências.
Coube a Adriana Rodrigues apresentar o programa do Fórum Vê Portugal.
A grande novidade da edição deste ano é o aumento da duração do evento, que passa a ser de quatro dias.
Na tarde de dia 6 de Junho, no Hotel dos Templários, terá lugar um “Programa One-To-One Meetings”, em que são convidados a participar os operadores turísticos nacionais, agentes de viagem e hoteleiros, entre outros empresários do sector do Turismo. Os objectivos deste programa são promover uma bolsa de contactos de negócios entre os participantes, além de promover internamente o Centro de Portugal enquanto destino privilegiado de uma diferenciação de produtos turísticos. A inscrição será gratuita.
Os dias 7 e 8 de Junho, no Cine-Teatro Paraíso, serão preenchidos por seis painéis, em que especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação atual do turismo em Portugal.
A destacar o tema do quarto painel “Covid-19 e o impacto na oferta turística”, que acontece no dia 8, com Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, e Francisco Vieira Pita, Administrador da ANA – Aeroportos de Portugal.
Já uma tradição instituída em edições anteriores deste fórum, o Jantar Oficial “Vê Portugal”, na noite de dia 7, será um dos momentos altos do programa. Esta é a ocasião em que o Turismo Centro de Portugal homenageia personalidades que se destacaram no sector turístico nacional e regional.
Durante o Jantar de Gala, no Hotel dos Templários, serão também entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal e que visam apoiar projetos inovadores no sector do Turismo, assim como os Prémios de Teses Académicas, que incidem sobre o Centro de Portugal.
Destaque ainda para a entrega dos Prémios “Best of Responsible Trails Portugal”, que terá lugar na tarde do dia 7.