Início B5 Fim de retaliação entre UE e EUA por ajudas públicas à aviação

Fim de retaliação entre UE e EUA por ajudas públicas à aviação

A Comissão Europeia e os Estados Unidos chegam a acordo para acabar com as tarifas retaliatórias impostas pela União Europeia e pela administração norte-americana por ajudas públicas à aviação, esperando acabar com outras disputas comerciais.

– Chegámos a acordo para terminar com a disputa da Airbus-Boeing. Isto prova que a relação transatlântica está a passar ao nível seguinte, anunciou o vice-presidente executivo da Comissão Europeia com a pasta do Comércio, Valdis Dombrovskis, numa declaração publicada através da rede social Twitter.

Valdis Dombrovskis diz que Bruxelas e Washington terão agora tempo e espaço para encontrar uma solução duradoura, enquanto se poupam milhares de milhões de euros em encargos, para destacar que este acordo histórico, alcançado depois de 17 anos de retaliação, mostra que a UE e os Estados Unidos podem trabalhar para resolver as disputas comerciais de longa duração.

Em causa está a disputa comercial entre Washington e Bruxelas por causa de ajudas públicas à aviação norte-americana (Boeing) e europeia (Airbus), que já dura há vários anos, e no âmbito da qual a Organização Mundial de Comércio já declarou como culpados tanto os Estados Unidos como a UE.

Também reagindo através do Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fala num avanço no sector aeronáutico.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter