COMPARTILHE

Neste Verão os portugueses estão a optar, maioritariamente, pelas ilhas, nomeadamente por Ponta Delgada, Funchal e ainda a capital francesa, Paris. Este foi o resultado do estudo realizado pela eDreams, sobre os destinos procurados pelos portugueses para o Verão de 2019. Curiosamente a cidade açoriana já tinha sido o destino preferido aquando da Páscoa e ainda no fim-de-semana prolongado de Maio.

O top 10 dos destinos preferidos como destino de Verão é constituído maioritariamente por destinos de cidade em detrimento de destinos de praia. Depois de Ponta Delgada, Paris e Funchal estão Barcelona, Londres, Roma, Terceira, Amesterdão, Ibiza e Milão. Já para quem opta por ficar em território nacional as escolhas recaem sobre Ponta Delgada, Funchal, Terceira, Horta e Pico.

Segundo os dados do estudo as cinco cidades que registam maior crescimento da procura, este ano, em relação ao mesmo período do ano passado, são Basileia (com um crescimento astronómico de 675%), Bilbau (317%), Dusseldorf (213%), Tenerife (144%) e Colónia (138%). A explicação assenta na abertura de novas rotas desde Portugal.

Em termos de duração as férias tendem a durar entre 1 a 6 dias, com Junho a ganhar destaque como o mês preferido para viajar – especialmente entre 1 e 8 de Junho. Verifica-se, igualmente, que os portugueses estão a beneficiar de tarifas mais económicas do que no ano passado: em 2018 pagaram, em média, 437 euros pelas suas viagens de Verão e em 2019, o valor é de 417 euros.