Faro inicia cobrança de taxa turística

O município de Faro iniciou ontem (01), domingo, a cobrança de uma taxa turística no valor de 1,5 euros por dormida, com a expectativa de arrecadar 500 mil euros em 2020. Uma estimativa tendo em conta os normais valores das dormidas fornecidas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta taxa será cobrada apenas entre 01 de março e 31 de outubro.

A taxa será cobrada por pessoa e por cada dia de dormida em estabelecimentos hoteleiros e alojamentos locais do concelho, contudo, está previsto um limite de sete dias.

Estão isentos de pagamento as crianças e jovens até aos 13 anos, estudantes nacionais ou estrangeiros da Universidade do Algarve (até 60 dias consecutivos), pessoas a realizar actos médicos (e um acompanhante) e pessoas portadoras de pelo menos 60% de incapacidade, acrescentou.

A verba arrecadada, segundo a autarquia, será aplicada nas áreas ligadas ao turismo, no espaço e equipamentos públicos e em actividades culturais, nomeadamente, na requalificação da frente ribeirinha e da baixa da cidade, melhorias no Museu Municipal de Faro e no Teatro Lethes, ou na criação de um circuito acessível a pessoas com mobilidade reduzida na Vila Adentro.

Esta medida abrange os 19 empreendimentos turísticos e os quase 800 estabelecimentos do concelho licenciados ao abrigo do Registo Nacional de Alojamento Local.

One Comment on “Faro inicia cobrança de taxa turística”

  1. Como vão cobrar a taxa aos turistas que pernoitam em auto-caravanas e veículos similares para não lhe chamar outra coisa?
    Sim, porque também tem que se recolher os resíduos urbanos que eles deixam para trás e também contribuem para desgastar espaços públicos, tudo isso custa dinheiro ao erário público.

Comments are closed.