Início Destaques Estudo: turismo religioso representa entre 10% a 14% do global do turismo...

Estudo: turismo religioso representa entre 10% a 14% do global do turismo nacional

 

O turismo religioso poderá representar entre 10% a 14% do total do turismo nacional, estima um investigador e docente da Universidade Católica de Braga, segundo o qual o peso de Fátima “é muito significativo”.

O investigador Varico Pereira, docente da licenciatura e mestrado em Turismo, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Católica de Braga, referiu que só o santuário de Fátima recebeu mais de cinco milhões de visitantes no ano passado.

A juntar a isso, e segundo dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, Portugal recebeu 60,6 milhões de turistas em 2016.

Por outro lado, a secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho, afirmou, no ano passado, no decorrer de uma visita ao Brasil, que o turismo religioso atraía todos os anos 3,3 milhões de visitantes estrangeiros.

Varico Pereira alertou que os mais de cinco milhões de peregrinos que o Santuário de Fátima recebe não poderão ser todos incluídos nos mais de 60 milhões de turistas que o país recebeu, já que a maioria das pessoas que visita Fátima são portuguesas.

Segundo o investigador o peso de Fátima no turismo religioso é muito significativo, admitindo que provavelmente 90% dos turistas religiosos que vêm a Portugal passam por Fátima.

Recorde-se que, no peso total do turismo religioso nacional não conta apenas Fátima, já que o país tem outros pontos de atração como, por exemplo, o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga. Salientou ainda que cerca de 75% do património visitável de Portugal é religioso.

Os peregrinos que todos os anos visitam Fátima vêm de mais de cem países diferentes e, de acordo com o Santuário de Fátima, o maior grupo de peregrinos vem sempre de Espanha, dada a proximidade geográfica, seguido de Itália, Polónia, Brasil, Ucrânia e França. Contudo, tem vindo a subir o número de asiáticos em Fátima, com uma média de cinco a seis mil peregrinos sul coreanos.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter