COMPARTILHE

O “novo” Aeroporto do Montijo tem luz verde para seguir em frente. Foram ontem conhecidas as conclusões do estudo ambiental e o relatório viabiliza o aeroporto no Montijo. Segue-se, agora, a consulta pública, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Apesar do resultado positivo para o avançar do aeroporto o relatório aponta alguns impactos negativos da infraestrutura. É o caso das ameaças para a avifauna e o ruído, com efeitos notórios na saúde humanos. No caso da aviação propriamente dita o estudo aponta como riscos para a segurança do transporte aéreo a eventualidade de colisão das aves com os aviões e ainda a necessidade de ter tanques de armazenamento de combustível.

A fase de consulta pública prolonga-se até 19 de Setembro. Durante esse período será possível enviar contributos, opiniões, criticas.. quer seja cidadão ou empresa, incluindo organizações não governamentais do ambiente. Só depois disso a APA emitirá a Declaração de Impacte Ambiental que irá aprovar, ou chumbar, o projecto.