Início B4 Estado pode vir a ficar com até 90% do capital da TAP

Estado pode vir a ficar com até 90% do capital da TAP

O ministro das Finanças, João Leão, admitiu que a ajuda à TAP pode ser convertida em capital, aumentando participação do Estado.

Em entrevista à Reuters, o ministro das Finanças avançou que o Estado propôs uma opção de converter parte do empréstimo em capital, o que poderia fazer com que o Estado passasse a deter 90% do capital da companhia aérea. Actualmente, é dono de 72,5% da TAP.

João Leão está confiante de que a Comissão Europeia dê luz verde ao plano de ajuda para a TAP, o que poderá acontecer até ao final deste trimestre.

– “Estamos a propor que uma grande parte deste empréstimo (1200 milhões de euros) seja convertida de empréstimo para capital, para que os indicadores financeiros da empresa melhorem”, disse o ministro à Reuters, esta quinta-feira.

– “A principal preocupação do plano passa por tornar a empresa sustentável”, sublinhou Leão, indicando que as negociações formais com a Comissão Europeia começaram este mês. “Esperamos que o plano seja aprovado no primeiro trimestre.”

João Leão sublinhou que “as medidas de apoio do Governo são limitadas no tempo”, sendo que um dos objectivos passa por tornar a TAP sustentável para que possa eventualmente financiar-se sozinhas nos mercados.

– “É importante que a empresa viva por si só… Portanto, assim que isso seja possível, se possível no próximo ano ou depois, a empresa possa deixar de ser financiada pelo Estado”.

Questionado sobre a possibilidade de a TAP ter o objectivo de subsistir sozinha ou através de aliança com outra companhia, João Leão não fecha a porta a parceiros. “Poderia ser interessante ter outro player que possa ajudar a TAP a garantir que se torna competitiva e lucrativa.”



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter