Estado chinês nomeia titulares dos principais cargos do V Governo de Macau

O Conselho de Estado chinês nomeou os titulares dos principais cargos do quinto Governo de Macau, liderado por Ho Iat Seng, onde se mantêm apenas dois dos cinco secretários do anterior executivo.

Como secretário para a Administração e Justiça foi nomeado André Cheong Weng Chon, que transita do Comissariado Contra a Corrupção (CCAC), para secretário para a Economia e Finanças foi escolhido Lei Wai Nong, até agora vice-presidente do Instituto para os Assuntos Municipais (antigo Leal Senado), enquanto Ao Ieong U, que exercia as funções de directora dos Serviços de Identificação, vai ocupar o cargo de secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, de acordo com um comunicado do Gabinete de Comunicação Social.

Do Governo anterior, do chefe do Executivo cessante, Fernando Chui Sai On, continuam nas mesmas pastas, Wong Sio Chak, como secretário para a Segurança, e Raimundo Arrais do Rosário, como secretário para os Transportes e Obras Públicas.

O Conselho de Estado chinês nomeou ainda os seguintes altos cargos: comissário contra a Corrupção, Chan Tsz King, comissário da Auditoria, Ho Veng On, que se mantém nas funções, comandante-geral dos Serviços de Polícia Unitários, Leong Man Cheong, até aqui comandante do Corpo de Polícia de Segurança Pública (CPSP), e director dos Serviços de Alfândega, Vong Man Chong, actual subdirector destes serviços.

Como procurador do Ministério Público, o Conselho de Estado chinês manteve Ip Son Sang.

O novo chefe do Executivo, Ho Iat Seng, e secretários são empossados no próximo dia 20 de dezembro, data do 20.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau.