Espero que os bons tempos voltem rápido para se viajar

– diz Luísa Veiga, directora da MoreTravel

A MoreTravel surgiu em Montemor-o-Novo em 2016. Nessa altura, apenas existia uma agência de viagens em Montemor que, devido a diversos problemas acabou por fechar. Ou seja, com o enceramento desta agência de viagens, Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, passava a não ter nenhuma agência de viagens.

Uma lacuna que fez originou aquele ‘click’ em Luísa Veiga, a nossa entrevistada de hoje, proprietária e directora da MoreTravel.

Será interessante começar por referir que, na altura, de turismo, a Luísa Veiga só sabia, digamos, viajar.

Sempre tive um enorme gosto em viajar. Em muito agradeço aos meus pais, que desde miúda me levavam a viajar. Se os ouvia a falar numa viagem eu “colava-me” logo, começa por explicar Luísa Veiga, licenciada em Design e com um mestrado em Publicidade.

– Trabalhei cerca de 10 anos nessa área sempre com o “bichinho” das viagens e a aproveitar todas as férias, dias, feriados para viajar. Felizmente, consegui viajar muito e conhecer muitos países.

Mas o sonho das viagens significava ir mais além. E de facto, assim aconteceu.

Quando tive a oportunidade de abrir uma agência de viagens em Montemor-o-Novo, não pensei duas vezes. Atirei-me de cabeça! E passados dois meses, abriu a agência, a MoreTravel, que fará cinco anos de existência este ano.

MoreTravel porquê? Porque tinha vários nomes para a agência mas, quando fui registar a marca, estavam todos escolhidos. Então surgiu-me o trocadilho de “Mor”, de Montemor, e “More”, de mais. Estava feito e gostei!

Refira-se que embora a marca seja MoreTravel, o nome fiscal é Luísa Freixo Veiga Unipessoal Lda, com o RNAVT 6505 e distinguida com o selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal.

– Abri a agência sozinha e sempre aqui trabalhei… sozinha. Apesar de viajar muito não tinha conhecimento das plataformas de reservas e GDS’s. E por isso mesmo, participei em inúmeras formações. Quero aqui deixar o meu agradecimento à GEA por esses ensinamentos, pelos webinar’s, informações e disponibilidade.

Na sua agência de viagens é o chamado “faz-tudo”. Atende clientes, faz orçamentos, reservas, pagamentos, trata da contabilidade. Em resumo, toda a gestão da agência.

Tenho conseguido, como se costuma dizer, dar conta do recado sozinha, embora por vezes tenha a ajuda de estagiários da Universidade de Évora, que aqui vêm fazer os seus estágios curriculares. E acabam por me ajudar bastante.

– “Esquecendo” o 2020, que serviços mais presta a sua agência?

A maioria das nossas vendas são pacotes de viagem ou viagens à medida. Temos também vários grupos escolares e seniores e algumas reservas de luas-de-mel. Estou a falar em referência a 2019, porque em 2020 só tivemos reservas, muito poucas, e apenas para o continente e ilhas.

Pode fazer um breve balanço do que foi o ano 2020, destacando as operações antes da covid-19?

– O ano 2020 começou muito bem, com muitas reservas em Janeiro, Fevereiro e no início de Março. A partir daí só trabalhei em cancelamentos, alterações e reembolsos…os possíveis. No Verão tive algumas reservas, principalmente para o Algarve, mas não deu para compensar. Tive quebras muito grandes de facturação.


– Como vê o ano 2021?


– Tenho esperança que a partir do Verão as coisas melhorem e tenhamos mais reservas. Tenho conseguido resistir com a agência aberta, ainda que em teletrabalho e não penso fechar. Os reembolsos estão a ser feitos, aos poucos, mas tenho conseguido resolver a situação. Espero que, assim que seja possível as pessoas voltem em massa a querer viajar.

– Relembrando os bons tempos, por exemplo 2019, o que mais vendeu a agência?

– 2019 foi um ano excelente. Muitas viagens, muitos pacotes, luas-de-mel e grupos. Tive muito trabalho mas foi muito gratificante. O que os clientes em Montemor-o-Novo mais procuram são Caraíbas, ilhas, Cabo Verde, ilhas espanholas. Tive também muitas viagens para a Ásia. Foram bons tempos, que espero que voltem em breve.

– Em sua opinião e como agente de viagens, como analisa o turismo particularmente em Montemor-o-Novo?

Ao início não pensava que haveria tanta gente a viajar em Montemor-o-Novo, mas logo no primeiro ano que abri a agência apareceram tantas pessoas que eu fiquei convicta que tinha feito uma boa aposta, diz Luísa Veiga, destacando que a proximidade com Évora e com as várias agências de Évora não a afecta em termos de trabalho, porque são clientes distintos. E confessa que não só até tem bastantes clientes de Évora como tem uma óptima relação com os colegas das agências daquela cidade.

– Quais os principais problemas com que a MoreTravel se debate?

Neste momento, o maior problema que nos debatemos é a facturação. Tenho ainda alguns reembolsos a fazer e já estou há muito tempo à espera por parte das companhias aéreas. Tenho também alguns ‘vouchers’ de operadores, que ainda não foram remarcados e terão que ser reembolsados no fim do ano.

Já finalizar esta entrevista, a Luísa Veiga destaca ainda que teve em 2020 uma quebra no volume de negócios entre os 80% e os 90%, comparativamente com os valores alcançados em 2019.

Mas a nossa entrevistada, não quer terminar sem deixar de agradecer à APAVT por ter ajudado as agências de viagens nesta pandemia conseguindo a lei dos ‘vouchers’, as linhas de crédito, etc.

A MoreTravel, uma agência de viagens sedeada em Montemor-o-Novo, é sócia efectiva da APAVT e como tal membro aderente ao Provedor do Cliente e faz ainda parte grupo GEA.