Espanha com novo recorde de turistas

Nos dois primeiros meses do ano Espanha recebeu 6,4 milhões de turistas internacionais, segundo dados da Frontur – Movimientos Turísticos en Frontera. Valor que representa um aumento de 4,5% e estabelece um novo recorde.

As maiores subidas ocorreram nos mercados italiano (20,4%), norte-americano (18,7%), suíço (9,4%), belga (8,6%) e português (8,3%). No entanto o ranking dos mercados emissores permaneceu inalterado, com o Reino Unido (1.2 milhões de turistas) a manter a liderança, sendo seguido pela França (um milhão), pela Alemanha (972,5 mil) e pelos países nórdicos (706 mil).

Já em termos de regiões/destinos que receberam os turistas as Baleares foram as que registaram o maior aumento, com uma subida de 20,9 por cento. Em termos de volume as Canárias e a Catalunha continuam a ser as preferidas, com um crescimento de 2,1% e 3,3 por cento.

O avião continua a ser o principal meio de transporte, tendo assegurado 82,5% das chegadas, ou seja, 5,3 milhões de turistas. Valor que representa um aumento de 4,4 por cento. Mas ainda há quem prefira utilizar a sua viatura pessoal como meio de deslocação. Meio que, aliás, registou um aumento de cinco por cento, tendo sido a forma escolhida por 16% dos turistas.

Em termos de alojamento as unidades hoteleiras continuam a ser as preferidas, com 64,1 por cento dos turistas, no entanto há que realçar que 35,9 por cento optou por fazer as suas férias em alojamento não hoteleiro.