A Costa Cruzeiros acaba de celebrar a cerimónia de flutuação do Costa Toscana, que está a ser construído no estaleiro Meyer em Turku (Finlandia) e que entrará ao serviço da companhia a partir de Dezembro deste ano, en Brasil.
La nueva nave, inspirado na região italiana da Toscana, é o terceiro do Grupo Costa movido a gás natural liquefeito, a tecnologia de combustível mais avançada da indústria naval, para reduzir as emissões para a atmosfera, tanto no mar como durante as escalas.
O Grupo Costa, que inclui a Costa Cruzeiros, a AIDA Cruises com sede na Alemanha e a Costa Ásia, já encomendou cinco novos navios movidos a GNL, dois dos quais, Costa Smeralda e AIDA nova, já entraram em serviço. Os navios fazem parte de um plano de expansão que inclui sete novos navios a serem entregues ao Grupo Costa até 2023, com um investimento total de mais de seis mil milhões de euros.
O Costa Toscana foi desenhado para ser uma ‘cidade inteligente’ itinerante, onde soluções sustentáveis e conceitos de economia circular são aplicados para reduzir o impacto ambiental. Graças à utilização de GNL, será possível eliminar virtualmente as emissões de dióxido de enxofre (zero emissões) e partículas para a atmosfera (reducción de 95-100%), enquanto reduz significativamente as emissões de óxidos de nitrogénio (redução direta de 85%) e CO2 (hasta 20%).
A bordo, unidades especiais de dessalinização processarão a água do mar directamente para responder às necessidades diárias de abastecimento de água, e o consumo de energia será reduzido ao mínimo devido a um sistema inteligente de eficiência energética. Além disso, a recolha selectiva e a reciclagem a 100% de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio, serão realizadas a bordo, como parte de uma abordagem integrada que visa apoiar projetos de economia circular.
O novo navio é uma homenagem à Toscana, resultado de um projecto criativo, com a curadoria de Adam D. Tihany, pensado para valorizar e reunir num único local o melhor desta região italiana, que dá nome ao navio, aos decks e principais áreas públicas.
Todo o mobiliário, iluminación, tecidos e acessórios são feitos em Itália, quer sejam produzidos em série ou concebidos especificamente para o novo navio, que implica 15 parceiros representativos da excelência italiana.
As instalações a bordo integram-se neste cenário: do Spa Solemio às áreas dedicadas ao entretenimento; desde os bares temáticos, em colaboração com grandes marcas italianas, Para 16 restaurantes e espaços dedicados à experiência gastronómica, incluindo o restaurante dedicado a famílias com crianças, e o Restaurante LAB, onde os passageiros podem experimentar os seus dotes culinários sob a orientação dos chefs da Costa Cruzeiros.
O ‘coração’ do novo navio será o ‘Collosseo’, um espaço central, distribuído por três decks, dedicado aos espectáculos. Os grandes ecrãs, colocados tanto nas paredes como na cúpula, oferecem a possibilidade de criar uma história diferente em cada porto de escala e em cada momento das férias.
Também imperdível é a grande escadaria dos três decks voltados para a popa, a traseira do navio: o lugar ideal para receber convidados, com uma varanda ao ar livre no deck superior e piso de vidro que permite sentir a emoção de voar’ sobre o mar.
Para descontrair e desfrutar do sol, o navio tem quatro piscinas, uma das quais interior, agua salada, com um novo clube de praia, que irá recriar o ambiente de um verdadeiro complexo balnear. Confortáveis e elegantes, los más de 2.600 cabines a bordo reflectem o estilo e o gosto italianos. As cabines ‘Sea Terrace’ oferecem uma agradável varanda.
O Costa Toscana fará a sua estreia no Brasil na temporada 2021-22. O cruzeiro inaugural de Réveillon partirá de Santos a 26 Diciembre 2021, para um programa de uma semana com visitas a Salvador e Ilhéus, e regresso a Santos a 2 Enero 2022. Hasta 10 Abril 2022, o novo navio oferecerá mais 15 programas de cruzeiro com o mesmo itinerário, com embarque em Santos e Salvador, e incluem ainda as saídas de Carnaval e Páscoa, que serão os últimos cruzeiros antes da travessia Brasil-Itália, com saída de Santos a 17 Abril 2022.