Em Portugal, turistas chineses gastaram mais de 130 milhões de euros em 2017

Os turistas chineses gastaram 130 milhões de euros em Portugal, no ano passado, um crescimento homólogo de 40%, que está a despertar a atenção dos retalhistas portugueses.

O Turismo de Portugal salienta que é um número bastante apreciável e que contribui para a nossa balança de pagamentos de forma muito positiva, já que o turista chinês, para além da cultura, património e gastronomia, valoriza bastante a experiência do shopping.

Estas e outras observações aconteceram durante a feira de turismo ITB China, que terminou em Xangai, considerada a capital económica da China,. Uma feira que contou com cerca de duas dezenas de participantes de Portugal.

Em 2017, o número de chineses que visitaram Portugal cresceu 40,7%, para 256.735, segundo dados das autoridades portuguesas, que atribuem o aumento à abertura da ligação aérea directa entre a China e Portugal.

Nos primeiros seis meses desde a inauguração do voo, em 26 de julho passado, a taxa de ocupação foi superior a 80%, segundo fonte da companhia aérea chinesa Capital Airlines, responsável pela ligação aérea.

O voo tem actualmente três frequências por semana, entre a cidade de Hangzhou, na costa leste da China, e Lisboa, com paragem em Pequim.