COMPARTILHE

Hoje é sexta-feira, 29 de março, octogésimo oitavo dia do ano.
Faltam 277 dias para o final de 2019.
Carneiro é o signo dos nascidos nesta data.

Principais acontecimentos registados neste dia

Nesta data, em 1797, era assassinado Gustavo III da Suécia. Em 1809, o marechal Soult entrava na cidade do Porto à frente do exército de Napoleão. Em 1830, era criada a Escola de Medicina Veterinária portuguesa. Em 1951, o Governo da China recusava a oferta dos EUA para conversações de paz sobre a Coreia. Em 1962, na Argentina, um golpe militar derrubava o presidente Arturo Frondizi.

Em 1971, o tenente norte-americano William Calley era acusado de ter comandado o massacre da aldeia vietnamita de May Ly, que causou a morte a várias centenas de civis. Na mesma data, Charles Mason e três membros do seu grupo, eram condenados à morte nos EUA pelo assassínio da atriz Sharon Tate.

Em 1973, as últimas tropas norte-americanas abandonavam o Vietname do Sul, pondo fim à intervenção militar dos EUA. Em 1981, o general Roberto Viola assumia a presidência da Argentina, sucedendo ao general Videla. Em 1982 tinha início o primeiro COE (curso de operações especiais), da PSP.

Em 1985, às 01:20 de Lisboa, Portugal chegava a acordo, em Bruxelas, para a adesão à CEE. A delegação portuguesa, para as rondas de negociações, era dirigida pelo ministro português das Finanças, Ernâni Lopes.

Em 1989, João de Melo recebia o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, por “Gente Feliz com Lágrimas”. No mesmo dia, a Academia de Hollywood atribuía os Óscares do melhor actor, melhor actriz, melhor realizador e melhor filme a Dustin Hoffman, Jodie Foster, Barry Levinson e “Rain Man”, respectivamente. Em 1990, morria, aos 61 anos, Alain Oulman, compositor.

Em 1991, a pintora Maria Helena Vieira da Silva era condecorada, pelo presidente francês François Mitterrand, com a Legião de Honra. Em 1992, morria Martinho da Assunção, 78 anos, intérprete de viola portuguesa. Em 1994, começava em Milão o julgamento de Bettino Craxi, ex-líder do Partido Socialista italiano e um dos homens que durante mais tempo governou Itália, acusado de corrupção e financiamento ilegal de partidos.

Em 1996, iniciava-se o XVIII congresso do PSD. Em 1998, era inaugurada a ponte Vasco da Gama, sobre o rio Tejo, em Lisboa. Em 2000, a OPEP decidia aumentar a produção de crude em 1,7 milhões de barris diários. Em 2001, um cargueiro e um petroleiro chocavam no Mar do Norte, causando a maior mancha de poluição na costa da Dinamarca.

Em 2003, morria o médico que identificara a Síndrome Respiratória Aguda Severa ou pneumonia atípica, Carlo Urbani, da OMS. Em 2004, a sonda Mars Express detectava a presença de metano na atmosfera de Marte. Em 2005, o Grande Prémio de Literatura ITF/DST, de Braga, era atribuído a “Fantasia para dois Coronéis e uma Piscina”, do escritor Mário de Carvalho.

Em 2006, o Conselho de Segurança da ONU dava 30 dias ao Irão para suspender o programa de enriquecimento de urânio. E o antigo presidente liberiano Charles Taylor, acusado de crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial da ONU para a Serra Leoa, era capturado na fronteira da Nigéria com os Camarões.

Em 2007, era aprovada a reclassificação do Palácio de Belém, sede da Presidência da República, e de todo o seu conjunto intramuros como monumento nacional. O antigo presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso era nomeado curador da Fundação Champalimaud. O projecto de uma ponte pedonal entre Porto e Gaia, junto à actual Ponte D. Luís I, desenvolvido por alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, vencia o Prémio Secil Universidades/2006. Morria, com 86 anos, Maria Sidónio, actriz, cantora e ceramista.

Em 2008, o presidente cubano, Raúl Castro, que continua a apostar em reformas na ilha, permitia, através de um anúncio feito pela empresa telefónica estatal, a posse de telemóveis, a título pessoal, pelos cubanos. No Zimbabué, cerca de 5,9 milhões de eleitores eram chamados a votar para decidir se Robert Mugabe permanece no poder, depois de ter exercido a presidência durante mais de um quarto de século. Da Austrália aos Estados Unidos, edifícios públicos ou particulares e locais centrais de 35 cidades apagavam as luzes, às 20:00 locais, aderindo à iniciativa “Earth Hour”, que pretende alertar para as alterações climáticas.

Em 2009, morria Maurice Jarre, compositor francês, conhecido pelas bandas sonoras de filmes como “Lawrence da Arábia”, “Doutor Jivago” ou “Passagem para a Índia”. Tinha 84 anos.

Em 2012, morria Earl Scruggs, lenda norte-americana do banjo que revolucionou o modo de tocar este instrumento. Tinha 88 anos.

Em 2014, morria, aos 95 anos, Maria Margarida Craveiro Lopes dos Reis, bióloga e uma das cinco deputadas da Assembleia Nacional do Estado Novo.

Em 2015, morria Armando Sevinate Pinto, antigo ministro da Agricultura. Tinha 69 anos.

Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook