Efemérides do dia de hoje – 21 novembro 2018

“COISAS” DO DIA DE HOJE

Hoje é quarta-feira, 21 de novembro, tricentésimo vigésimo quinto dia do ano.
Dia Mundial da Televisão, Dia Europeu da Fibrose Quística, Dia Mundial de Luta Contra a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Dia do Olá, Dia Internacional STOP às Úlceras de Pressão e Dia Mundial da Pesca.
Faltam 40 dias para o final de 2018.

O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM …

Nesta data, em 1877 Thomas Edison anunciava, nos EUA, a invenção de um aparelho que designou por “máquina falante”, mais tarde batizada de Fonógrafo. Em 1943, o Líbano ascendia à independência. Em 1956, a Assembleia-geral da ONU criticava a ação da URSS na Hungria. Em 1963, o Concílio Vaticano II autorizava o uso da língua de cada país, em vez do latim, nas cerimónias religiosas.
Em 1980, o Parlamento português aprovava, por maioria, a moção de confiança apresentada pelo Governo do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro. Em 1983, começavam, no Porto, os trabalhos da segunda reunião do Conselho das Comunidades.
Em 1984, as relíquias de São Francisco Xavier, o Apóstolo do Oriente, eram expostas ao público na Sé Catedral de Goa. Em 1990, o presidente norte-americano, George Bush, conferenciava com o rei Fahd, da Arábia Saudita, e com o emir do Kuwait, sobre a questão do conflito no Golfo.
Em 1991, o presidente português Mário Soares entregava ao núncio apostólico, em Lisboa, uma carta dirigida ao Papa sobre os massacres no Cemitério de Santa Cruz, em Díli, na qual solicitava a intervenção do Vaticano. Na mesma data, Butros Ghali, vice-primeiro-ministro egípcio, era eleito secretário-geral das Nações Unidas, sucedendo a Perez de Cuellar.
Em 1995, após 21 dias de negociações, os presidentes da Sérvia, Croácia e Bósnia chegavam a acordo, em Dayton, EUA, sobre a resolução pacífica da guerra na Bósnia. Na mesma data, era lançada a coletânea “The Beatles Anthology”, que inclui “Free as a Bird”, a primeira canção do quarteto de Liverpool editada em 25 anos.
Em 1996, entrava em vigor o Decreto-Lei que estabelece o preço fixo do livro. Em Nova Iorque, no mesmo dia, terminava o Fórum Mundial da ONU sobre Televisão, apontando-se a data de 21 de novembro para o Dia Mundial da Televisão.

Em 2001, Washington oferecia uma recompensa de 25 milhões de dólares pela captura de Bin Laden e outros dirigentes da Al-Qaida. Em 2002, o Parlamento Europeu aprovava o pedido de inquérito para o apuramento de responsabilidades no desastre do petroleiro Prestige.
Em 2003, o Orçamento do Estado para 2004 passava no Parlamento português. E o Governo de Cabo Verde aprovava a Lei de Base do Setor Petrolífero. Em 2004, realizava-se a segunda volta das eleições presidenciais na Ucrânia. No Iraque, era definido o dia 30 de janeiro de 2005 para a realização de eleições.

Em 2005, o Parlamento de Israel votava a dissolução, abrindo caminho a eleições gerais antecipadas.

Em 2006, a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários atribuía o “capacete de Ouro 2006” ao presidente da República, Cavaco Silva, e à Agência Lusa. O Iraque e a Síria restabeleciam relações diplomáticas. O Ministro libanês da Indústria, Pierre Gemayel, era morto a tiro num atentado no norte de Beirute, e o Conselho de Segurança da ONU aprovava a criação de um tribunal internacional para julgar os presumíveis assassinos do antigo primeiro-ministro libanês Rafic Hariri. O governo do Nepal e os rebeldes maoístas assinavam um acordo de paz histórico de divisão do poder, pondo fim a uma guerra civil de dez anos que fez mais de 13.000 mortos. O nadador australiano Ian Thorpe, 23 anos, com cinco títulos olímpicos e 11 medalhas de ouro em Mundiais, abandonava a competição, depois de uma série de problemas físicos. O compositor Antón Garcia Abril era galardoado com o 7.º Prémio Tomás Luís de Victoria, enquanto os ministros da Cultura do Mercosul aprovavam a inclusão do português, do castelhano e do guarani como línguas oficiais. O escritor Miltom Hatoum era distinguido com o Prémio Portugal Telecom de Literatura Brasileira 2006, com o romance “Cinzas do Norte”. Morriam Pierre Gemayel, 34 anos, ministro libanês da indústria, filho do antigo primeiro-ministro do Líbano, Amin Gemayel, e Hassan Gouled Aptidon, 90 anos, primeiro presidente do Djibouti.

Em 2007, morria o ator, cineasta e escritor espanhol Fernando Fernán-Gómez, 86 anos, no Hospital de la Paz, em Madrid. Fernán-Gómez acumulou sete Prémios Goya [Prémios do Cinema espanhol), mais do que qualquer outro nome da cena espanhola e foi também premiado nos Festivais de Berlim e Veneza.

Em 2009, morria, com 48 anos, Jorge Ferreira, antigo líder parlamentar do CDS-PP, vice-presidente da Juventude Centrista na década de 1980 e do CDS-PP, entre 1995 e 1996, durante a liderança de Manuel Monteiro, cofundador do Partido da Nova Democracia. Morria Konstantin Feoktistov, engenheiro espacial russo, primeiro cosmonauta civil soviético. Tinha 83 anos.

Em 2011, morria aos 87 anos, Danielle Miterrand, a viúva do antigo presidente francês François Miterrand, em Paris.

Em 2012, morria Austin Peralta, pianista norte-americano, considerado um prodígio do novo jazz. Tinha 22 anos. Madalena Figueiredo, designer e uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Designers, morria aos 68 anos.

Em 2013, associações e sindicatos que representam os inspetores da Autoridade Tributária e Condições do Trabalho, da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), dos Jogos e Segurança Social criavam a Federação Nacional de Inspetores do Estado.

Em 2016, o papa Francisco autorizava todos os sacerdotes a manterem definitivamente a capacidade de absolverem as mulheres que fizeram um aborto, disposição que devia vigorar apenas durante o ano jubilar da misericórdia.

Em 2017, morria, aos 63 anos, Fernando Relvas, autor de banda desenhada. Morria, aos 67 anos, David Cassidy, ator e músico norte-americano que ficou conhecido sobretudo pela série de televisão “The Partridge Family”, exibida entre 1970 e 1974.