Hoje é terça-feira, 19 de março, septuagésimo oitavo dia do ano.
Dia do Pai, Dia Mundial do Artesão (ONU), Dia Nacional dos Alcoólicos Anónimos e Dia Mundial do Serviço Social.
Faltam 287 dias para o final de 2019.
Este é o último dia de inverno. O equinócio da primavera ocorre dia 20, às 21:58.

 Principais acontecimentos registados neste dia

Nesta data, no ano 721 a.C., segundo o historiador Ptolomeu, astrónomos da Babilónia registavam, pela primeira vez, um eclipse da lua. Em 1434, D. Duarte nomeava Fernão Lopes cronista-mor do Reino. Em 1812, as Cortes espanholas aprovavam a constituição liberal.

Em 1910, era fundado o Sport Grupo Sacavenense. Em 1933, era aprovada a constituição política portuguesa era aprovada em plebiscito, contando a abstenção como voto “sim”. O texto serviu de base à ditadura do Estado Novo. Em 1920, o Senado norte-americano rejeitava o Tratado de Versalhes, que estabelecia a Liga das Nações. Em 1937, o Papa Pio XI publicava a encíclica “Divini Redemptoris”, condenando o comunismo ateu.

Em 1948, era fundado o Hot Clube de Portugal. Luís Villas-Boas assinava a primeira ficha de sócio fundador, juntamente com o fotógrafo Gérard Castello-Lopes, o músico Artur Carneiro e Augusto Mayer.

Em 1991, morria, com 72 anos, o actor Ruy Furtado. Em 1992, o escritor Miguel Torga recebia o prémio Vida Literária e 61 jornalistas estrangeiros, residentes em Portugal, elegiam-no Personalidade do Ano, considerando-o o mais significativo autor português.

Em 1995, o partido social-democrata vencia com 28,8 por cento as eleições legislativas na Finlândia. Na mesma data, representantes dos 52 países membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa aprovavam em Paris o Pacto de Estabilidade europeu.

Em 1998, Vizela tornava-se o 306.º Concelho do país. Em 2001, a Provedoria de Justiça propunha a atribuição de dez mil contos em indemnizações aos familiares das vítimas da queda da ponte de Entre-os-Rios, a 04 de março.

Em 2003, aviões norte-americanos e britânicos bombardeavam objectivos iraquianos, na zona de exclusão no sul do Iraque. No mesmo dia, o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais de Washington, Macroeconomic Advisers, publicava o relatório onde concluía que um conflito militar entre norte-americanos e iraquianos, com uma duração de três a seis meses, seria suficiente para arrastar o mundo para a recessão económica.

Em 2004, a Audiência Nacional de Espanha confirmava a detenção dos cinco primeiros suspeitos dos ataques terroristas de 11 de março, em Madrid. Em Lisboa, a defesa de Carlos Cruz, no âmbito do processo Casa Pia, divulgava provas relativas a quatro sábados de 1999 e 2000 para demonstrar que o arguido não estava nos locais onde a acusação alegava a sua presença. A divulgação destes dados foi autorizada pelo Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados.

Em 2005, o fundador da companhia O Bando, João Brites, e o encenador e actor Igor Gandra recebiam os Prémios Almada e Revelação Ribeiro da Fonte, do Instituto das Artes.

Em 2006, morria, com 69 anos, 2006 Fernando Gil, filósofo português, autor de “La Logique du Nom” e “Mimésis e Negação”, Prémio Pessoa em 1993. No mesmo dia, o Governo português criava o Prémio Internacional em seu nome.

Em 2007, Portugal e Angola assinavam um memorando de entendimento para o reconhecimento mútuo de cartas de condução nos dois países. A activista paquistanesa Muktaran Mai e o padre holandês Francisco Van Der Hoff recebiam o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa. A escritora Alice Vieira vencia a 8.ª edição do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho de poesia, pela obra “Dois Corpos Tombando na Água”.

Em 2008, a Croácia reconhecia a independência proclamada unilateralmente pela maioria albanesa na província sérvia do Kosovo a 17 de fevereiro, provocando a demissão imediata do vice-primeiro-ministro Slobodan Uzelac. Morriam o escritor belga de expressão holandesa Hugo Claus, apontado várias vezes como favorito ao Prémio Nobel da Literatura, por eutanásia, com 78 anos; e o ator britânico Paul Scofield, galardoado em 1966 com um Óscar pela sua interpretação de Thomas More no filme “Um homem para a eternidade”, aos 86 anos.

Em 2009, a Assembleia da República aprovava o novo regime jurídico das armas e munições.

Em 2010, cinco obras de artes de Matisse, Picasso, Braque, Léger e Modigliani, no valor de 500 milhões de euros, eram roubadas do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris. Morria, aos 66 anos, o fundador do Banif, Horácio Roque, após acidente vascular cerebral.

Em 2013, celebrava-se a cerimónia de entronização do papa Francisco, no Vaticano.

Em 2014, morria, aos 95 anos, Bob Strauss, texano e um dos históricos líderes do Partido Democrata dos EUA, após uma vida dedicada à política, com destacados cargos nas administrações de Jimmy Carter e George H. W. Bush.

Em 2015, morria João Cotelo Neiva, geólogo e antigo reitor da Universidade de Coimbra. Tinha 98 anos.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter