“COISAS” DO DIA DE HOJE
Hoje é segunda-feira, 15 de outubro, ducentésimo octogésimo oitavo dia do ano.
Dia Mundial da Bengala Branca, Dia Internacional das mulheres Rurais, Dia Mundial da Lavagem das Mãos, Dia Mundial da Saúde da Mama e Dia do Bolo com Creme.
Faltam 77 dias para o final de 2018.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Balança, destacando-se o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844), o escritor Oscar Wilde (1854), o filólogo e diplomata brasileiro António Houaiss (1915), o escritor italiano Italo Calvino (1923), o filósofo francês Michel Foucault (1926).
O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM …
Nesta data, em 1917, Mata Hari era executada em Paris. Em 1921, em Portugal, saía o primeiro número da revista Seara Nova. Em 1928, o dirigível alemão Graf von Zeppelin fazia a primeira travessia comercial do Atlântico.
Em 1951, o Egipto denunciava o Tratado anglo-egípcio sobre o Canal do Suez. Em 1968, a URSS e a Checoslováquia assinavam o tratado que previa o estacionamento de tropas soviéticas no país. Em 1974, Israel denunciava a participação da OLP no debate sobre a questão palestiniana a convite da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Em 1978, a UNESCO aprovava a Declaração Universal dos Direitos do Animal. Em 1981, Portugal era eleito para o Conselho Económico e Social da ONU. Em 1984, o Prémio Nobel da Medicina era atribuído ao cientista argentino César Milstein. Em 1986, as primeiras forças soviéticas estacionadas no Afeganistão começavam a abandonar o país.
Em 1988, o Metropolitano de Lisboa passava a dispor de quatro novas estações. Em 1990, Mikhail Gorbachev era distinguido com o Prémio Nobel
da Paz. Em 1991, a atriz portuguesa Teresa Roby recebia o Prémio de Melhor Interpretação do Festival de Cinema de Dunquerque, pelo papel em “A Idade Maior”, de Teresa Villaverde. No mesmo dia, nos EUA, a nomeação do juiz ultraconservador Clarence Thomas para o Supremo Tribunal era confirmada pelo Senado, apesar das acusações de assédio sexual por uma antiga colaboradora.
Em, o Prémio Nobel da Paz era atribuído ao presidente da África do Sul, Fredrik de Klerk, e a Nelson Mandela, líder do ANC. Em 1999, morria Luís Sá, 47 anos, membro da comissão política do PCP. Em 2000, eleições nas Regiões Autónomas davam a maioria absoluta ao PS, nos Açores, e ao PSD, na Madeira. Em 2001, a UNICEF alertava para o perigo da morte, pela fome, de mais de 100 mil crianças no Afeganistão.
Em 2002, morria o escritor, jornalista e crítico português de televisão, Mário Castrim, 82 anos. Em 2003, o Tribunal da Relação de Lisboa ordenava a repetição imediata do interrogatório ao advogado Hugo Marçal, no âmbito do processo Casa Pia. E o Booker Prize britânico era atribuído ao escritor australiano DBC Pierre, 42 anos, pelo livro “Vernon God Little”.
Em 2004, a Agência Internacional de Energia Atómica advertia o Conselho de Segurança da ONU e a Casa Branca pelo desaparecimento de 380 toneladas de explosivos do depósito de Al-Qaqaa, a sul de Bagdad, no Iraque. O armamento encontrava-se à guarda das forças norte-americanas.
Em 2005, o Governo anunciava o fim do acordo com a Associação Nacional de Farmácias optando por pagamentos através da banca.
Em 2006, o Maratona sagrava-se campeão europeu de estrada em atletismo feminino, em Itália.
Em 2007, o Prémio Nobel da Economia era atribuído aos economistas norte-americanos Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson, galardoados por terem “criado as bases da teoria do desenho de mecanismos”. A Interpol anunciava ter identificado, graças ao apelo global que fez pela primeira vez ao público, um homem conhecido por “Vico” que divulgava na Internet fotos suas com crianças, e tê-lo localizado na Tailândia. Os Príncipes das Astúrias recebiam as Chaves da Cidade de Beja. O Tribunal de Portimão condenava a 22 anos de prisão efectiva dois membros do gang que em dezembro de 2005 assassinaram o chefe da PSP de Lagos, Sérgio Martins, após uma tentativa frustrada de assalto a uma caixa Multibanco em Budens.
Em 2008, os Reis de Espanha condecoravam com a Medalha de Ouro das Belas Artes os portugueses Manoel de Oliveira e Maria João Pires, na Corunha. O treinador inglês Malcolm Allison, campeão português e vencedor da Taça de Portugal ao comando do Sporting em 1981/82, morria aos 83 anos.
Em 2011, abria a estação de Santo Ovídio (Gaia) na linha Amarela (D), que fecha o ciclo de obra da rede do Metro do Porto. Morria Berta Ávila, fundadora do Lar da Criança, em Lisboa. Tinha 91 anos.
Em 2012, o prémio Nobel da Economia 2012 era atribuído aos norte-americanos Alvin Roth e Lloyd Shapley. Morria, aos 89 anos, Norodom Sihanouk, antigo rei do Camboja. Claude Cheysson, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de François Mitterrand, morria aos 92 anos. Morria, com 77 anos, B.B. Cunningham Jr., músico, membro da banda Jerry Lee Lewis.