COMPARTILHE

Hoje é segunda-feira, 15 de abril, centésimo quinto dia do ano.
Dia do Desenhador e dia do Analista. Também é o Dia da Olívia.
Faltam 260 dias para o final de 2019.

Principais acontecimentos registados neste dia

Nesta data, em 1516, o Papa beatificava Isabel de Portugal, mulher de D. Dinis. Em 1581, Filipe II de Espanha era proclamado rei de Portugal.

Em 1912, era estabelecida a Escola de Aeronáutica Militar em Vila Nova da Rainha, Azambuja. Em 1923, a insulina, descoberta pelo investigador canadiano Frederick Banting, era colocada no mercado. Em 1960, a República do Congo tornava-se independente. Em 1964, a ditadura militar brasileira colocava na presidência o marechal Castelo Branco. Em 1975, a TAP era nacionalizada. Em 1976, a Petrogal nascia da fusão da Sacor, Cidla, Sonap e Petrosul.

Em 1986, forças norte-americanas desencadeavam ataques aéreos sobre Trípoli e Benghazi, na Líbia. No mesmo dia, morria o escritor francês Jean Genet. Tinha 75 anos. Em 1989, a violência no estádio britânico de futebol de Hillsboroug, Sheffield, provocava a morte de cerca de 100 pessoas. Em 1990, morria a atriz Greta Garbo. Tinha 84 anos.

Em 1991, o Provedor de Justiça apresentava no Parlamento um relatório que incluía três mil queixas contra o Estado português. Na mesma data, 39 países entre os quais Portugal, inauguravam o Banco para a Reconstrução e Desenvolvimento. Em 1992, Carlo de Benedetti, “patrão” da Olivetti, era condenado a seis anos e quatro meses de prisão, por envolvimento na falência do Banco Ambrosiano.

Em 1993, Giulio Andreotti, sete vezes primeiro-ministro de Itália, comparecia perante o Senado, pelas acusações que o comprometiam com a máfia. Em 1994, era assinado o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), em Marraquexe. Em 1996, morria a atriz Beatriz Costa. Tinha 88 anos. No mesmo dia, o Prémio Camões era atribuído ao ensaísta Eduardo Lourenço.

Em 2000, morria o ator Henrique Santos. Tinha 87 anos. Em 2001, morria, aos 49 anos, Joey Ramone, líder da banda Ramones. Em 2003, eram aprovadas as novas regras para a adoção. Em 2004, os trabalhadores da Bombardier manifestavam-se contra o fecho da fábrica da Amadora.

Em 2005, decorria a inauguração oficial da Casa da Música, com o concerto de gala pela Orquestra Nacional do Porto, e a estreia de obras de António Pinho Vargas, Nuno Corte Real, José Júlio Lopes e Tomás Henriques. Em Paris, o incêndio num hotel causava a morte de 21 pessoas.

Em 2006, as seleções portuguesas de homens e mulheres alcançavam o segundo e terceiro lugares na Taça da Europa de 10.000 metros, em Antalya, na Turquia. E os judocas portugueses obtinham três medalhas de prata e de bronze, no primeiro dia de competição da Taça do Mundo, em Lisboa.

Em 2007, a atleta portuguesa Vanessa Fernandes vencia a segunda prova da Taça do Mundo de triatlo, no Japão. O realizador Hugo Vieira da Silva era distinguido com o Prémio de Melhor Realizador no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, com a primeira longa-metragem “Body Rice”. Morriam Brant Parker, guionista e desenhador de banda desenhada norte-americano, coautor da série “Wizard of Id”; e Maria Antonietta Macciocchi, 84 anos, política da esquerda italiana, jornalista e historiadora.

Em 2008, o Papa Bento XVI, na sua primeira viagem aos Estados Unidos, afirmava sentir “profunda vergonha” pelo escândalo de abuso sexual de menores envolvendo padres católicos norte-americanos e promete tudo fazer para que pedófilos não possam tornar-se padres. Os deputados franceses aprovavam um projeto-lei que prevê a punição, pela primeira vez, com uma pena de prisão de até dois anos, de possíveis estímulos à anorexia, uma doença que atinge cerca de 40 mil franceses, sobretudo adolescentes.

Em 2009, morria, com 86 anos, João Maria dos Reis Pereira, irmão do poeta e desenhista vila-condense José Régio. Autor de um livro de poemas, “Diário”, editado em 1953, João Maria dedicou-se também, ao longo da sua vida, ao estudo da história de Vila do Conde.

Em 2010, a erupção de um vulcão no sul da Islândia provocava o degelo do glaciar Eyjafjallajokull. Uma enorme nuvem de cinzas causa a maior perturbação no tráfego aéreo na Europa desde os ataques de 11 de setembro de 2001. Morria, aos 88 anos, o linguista Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca, autor de “O Português Fundamental” e de “Português entre as Línguas do Mundo”. Morria o escritor e ativista político cubano Carlos Franqui, importante figura da Revolução Cubana que mais tarde se tornou num dos maiores críticos de Fidel Castro. Tinha 89 anos.

Em 2012, o novo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, proferia o seu primeiro discurso com transmissão televisiva durante uma parada militar para assinalar o centenário do nascimento do seu avô, Kim Il-Sung.

Em 2017, o filme “O Ornitólogo”, do realizador português João Pedro Rodrigues, conquistava o prémio principal no Festival de Cinema de Istambul.