Efemérides do dia de hoje – 03 janeiro 2019

“COISAS” DO DIA DE HOJE

Hoje é quinta-feira, 03 de janeiro, terceiro dia do ano.
Faltam 362 dias para o final de 2019.

O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM …

Nesta data, em 1543, morria o navegador e explorador português João Rodrigues Cabrilho. Em 1777, na Guerra pela Independência dos EUA, o exército continental, comandado por George Washington, vencia os ingleses, em Princeton.

Em 1787, era inaugurado o Observatório Astronómico da Academia de Ciências de Lisboa, no Castelo de São Jorge. Em 1875 morria o filólogo francês Pierre Larousse. Em 1921, reunia-se, pela primeira vez, o Parlamento indiano. Em 1940, o padre Américo fundava a Casa do Gaiato.
Em 1959, registavam-se os primeiros tumultos em Leopoldville, Congo. Em 1961, endureciam as relações entre os EUA e Cuba. Em 1970, era proclamada a nova Constituição do Congo-Brazaville, que adota o nome de República Popular do Congo. Em 1972, o austríaco Kurt Waldheim era designado secretário-geral da ONU. Em 1977, tomavam posse os primeiros presidentes de municípios eleitos em Portugal, em meio século.
Em 1980, o ouro ultrapassava a marca histórica dos 500 dólares por onça. Em 1988, Margaret Thatcher tornava-se no político britânico do século XX com mais tempo consecutivo na liderança do Governo, num total de oito anos e 244 dias. Em 1989, mais de 300 rádios locais candidatavam-se às 402 frequências disponíveis no espectro radioelétrico português.
Em 1990, Zita Seabra, militante comunista, era expulsa do PCP. Na mesma data, o presidente deposto do Panamá, general Manuel Noriega, abandonava a Nunciatura do Vaticano, onde se refugiara, e entregava-se às autoridades norte-americanas.

Em 1993, os presidentes George Bush, dos EUA, e Boris Ieltsin, da Rússia, assinavam o tratado START, sobre redução de armamento estratégico. Em 1994, era lançado oficialmente em Portugal o serviço telefónico Linha Emergência-Criança Maltratada. Em 2002, o antigo presidente do Benfica, João Vale e Azevedo, era acusado pelo Ministério Público, no âmbito da venda dos terrenos do clube à Euroárea.
Em 2004, regressava a Lisboa a equipa portuguesa que participara nas operações de busca e salvamento às vítimas do sismo no Irão. No Egipto, um Boeing 737 despenhava-se no Mar Vermelho com 135 pessoas a bordo, na maioria, de nacionalidade francesa.

Em 2005, abria a cadeia para mulheres em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, primeira prisão portuguesa de gestão partilhada público-privada, em Portugal. A inauguração oficial ocorreria a 31 de janeiro. No mesmo dia começava a primeira etapa em África do Rali Dacar 2005 e o português Carlos Sousa garantia o 14.º lugar da competição liderada por Colin McRae.

Em 2006, o Tribunal Constitucional confirmava a validade de seis candidaturas à Presidência da República: Garcia Pereira, Cavaco Silva, Francisco Louçã, Manuel Alegre, Jerónimo de Sousa e Mário Soares.

Em 2007, o Presidente da República, Cavaco Silva, promulgava a nova Lei das Finanças Locais, cinco dias depois de o Tribunal Constitucional ter declarado a constitucionalidade do diploma. O magistrado Mário Gomes Dias tomava posse como vice-Procurador-Geral da República. Morria Hugo Filipe, 33 anos, mecânico de três equipas portuguesas do Rali Lisboa-Dakar 2007.

Em 2008, o Governo aprovava uma resolução prevendo a abertura de um concurso público para um novo canal generalista em sinal aberto na televisão portuguesa. Dois directores do departamento de gestão urbanística da Câmara Municipal de Lisboa e quatro chefes de divisão do mesmo departamento eram exonerados de funções na sequência da sindicância ao Urbanismo da autarquia. Morria o seleccionador português feminino de judo, António Matias, 44 anos. Morria o pintor surrealista Fernando José Francisco, aos 85 anos, na sequência de doença respiratória prolongada, no hospital de São José, em Lisboa.

Em 2010, o cientista Alberto Ralha, antigo secretário de Estado do Ensino Superior do XI Governo Constitucional, presidido por Cavaco Silva, morria na sua casa, na Costa de Caparica, aos 88 anos.

Em 2012, morria Bob Weston, guitarrista britânico que integrou os Fleetwood Mac, aos 64 anos, perto de Londres, Reino Unido.

Em 2014, morria Phil Everly, dos Everly Brothers, duo famoso no final da década de 1950, aos 74 anos, em Burbank, na Califórnia. Morria Saul Zaentz, célebre produtor de Hollywood, em São Francisco. Tinha 92 anos.

Em 2017, morria, aos 93 anos, Augusto Mascarenhas Barreto, investigador, romancista, tradutor e poeta, autor da obra “O Fado – Origens Líricas e Motivações Poéticas”.