Efemérides do dia 25 de março

Principais acontecimentos registados no dia 25 de março

Hoje é quarta-feira, dia 25 de março de 2020.
Este é o octogésimo quinto dia do ano.
Faltam 281 dias para o termo de 2020.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro.
Dia Internacional de Solidariedade com as Pessoas Detidas e Desaparecidas e Dia Internacional da recordação das Vítimas da Escravatura e do Tráfico Transatlântico de Escravos:

1801 – Morre, com 28 anos, o poeta alemão Novalis, Friedrich von Hardenberg, nome maior da expressão romântica.

1805 – D. Frei Manuel do Cenáculo, fundador da Biblioteca Pública de Évora, regista no Diário a colocação do “primeiro livro nas estantes da livraria”.

1807 – O Parlamento inglês aprova a abolição do comércio de escravos e permite o lançamento de uma campanha internacional contra o tráfico de pessoas, apoiada pela Armada britânica. A lei é promulgada pela Coroa e entraria em vigor a 01 de maio.

1815 – Áustria, Reino Unido, Prússia e Rússia formam a aliança contra Napoleão Bonaparte.

1823 – O pintor português Domingos Sequeira funda o Ateneu das Belas-Artes.

1824 – D. Pedro I jura a Constituição do Brasil.

1876 – É fundado o Partido Republicano português.

1881 – Nasce o compositor, pianista e musicólogo húngaro Béla Bartók, autor de “Concerto para Orquestra”, “O Mandarim Maravilhoso” e “O Castelo de Barba Azul”.

1914 – Morre o escritor francês Frédéric Mistral. Tinha 83 anos.

1918 – Morre o compositor francês Claude Debussy, mestre do impressionismo. Tinha 55 anos.

1922 – É fundado o Partido Comunista Brasileiro.

1928 – O general Óscar Carmona é eleito Presidente da República (único candidato já que a oposição é proibida).

1934 – Morre, com 78 anos, o engenheiro António Arroio, crítico de arte.

1941 – II Guerra Mundial. A Jugoslávia junta-se à Aliança do Eixo Roma-Berlim-Tóquio.

1949 – A PIDE prende, numa casa no Luso, Álvaro Cunhal, Sofia Ferreira e Militão Ribeiro. Este último, um histórico dirigente comunista, viria a morrer na prisão passados cerca de nove meses.

1957 – A França, a Alemanha Federal, a Itália, a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo assinam o Tratado de Roma, documento fundador da Comunidade Económica Europeia.

1961 – O ministro da Defesa português, general Botelho Moniz, escreve a Oliveira Salazar defendendo “imediatas reformas no plano interno”, que invertam a “situação de guerra” e a “degradação internacional do país”.

1965 – Manifestantes da terceira marcha de Selma a Montgomery (Alabama), iniciada 16 de março, chegam ao Capitólio do Estado do Alabama.

1975 – O Rei Faiçal, da Arábia Saudita, é assassinado em Riade. Khaled sucede-lhe no trono.

– Expulsão do general António de Spínola das Forças Armadas.

1977 – A Companhia de Caminhos de Ferro Portugueses, SARL passa a CP, empresa pública.

– Realiza-se a última viagem de uma locomotiva a vapor, em Portugal.

1984 – Mota Pinto vence o Congresso do PSD, em Braga.

1990 – Pela primeira vez em 43 anos, realizam-se eleições livres na Hungria. A vitória cabe ao Fórum Democrático.

1991 – Morre, aos 85 anos, o arcebispo Marcel Lefébvre, fundador e líder do movimento católico integrista, excomungado por João Paulo II em 1985.

1994 – Morre, com 85 anos, José Magalhães Godinho, resistente antifascista e destacado militante do PS.

2003 – Morre, aos 58 anos, o antigo deputado socialista José Barros Moura, ex-dirigente comunista, fundador da Plataforma de Esquerda.

2004 – Cimeira Europeia em Bruxelas aprova plano de combate ao terrorismo e cria o cargo de coordenador-geral da luta antiterrorista.

2005 – Sai o primeiro número do jornal Notícias do Centro, na cidade do Pombal.

2006 – A União Europeia proíbe a entrada no espaço europeu do presidente eleito da Bielorrússia, Alexandre Lukachenko, após a detenção de centenas de manifestantes da oposição que exigem novas eleições por suspeita de fraude.

– Morre, com 89 anos, Richard Fleischer, cineasta norte-americano, realizador de “Vinte Mil Léguas Submarinas”, “Tora! Tora! Tora!” e “A Rapariga do Baloiço Vermelho”.

2007 – Os líderes da União Europeia adotam a Declaração de Berlim, que prevê a aprovação de um novo Tratado Constitucional europeu até 2009.

– Donald Tsang é eleito chefe do governo de Hong Kong.

– Brigitte Mohnhaupt, 57 anos, membro do grupo terrorista Fação do Exército Vermelho (Baader-Mainhof), condenada há 24 anos a cinco penas de prisão perpétua, é posta em liberdade.

– Morre, com 55 anos, Andranik Markarian, primeiro-ministro da Arménia.

2008 – O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decide que o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, vai a julgamento no âmbito do processo “Apito Dourado” relativo ao jogo Beira-Mar/Porto, da época 2003/2004.

2010 – O Parlamento Europeu aprova a nomeação de Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu.

2012 – O antigo membro do Conselho Executivo CY Leung vence as eleições para Chefe do Executivo de Hong Kong, após conquistar 689 votos do colégio que escolhe o líder do Governo.

– Morre, com 68 anos, António Tabucchi, escritor italiano.

2013 – A União Europeia levanta as sanções ao Zimbabué.

– Morre Luís Mendes-Victor, que dedicou uma carreira de mais de 40 anos à investigação nas diversas áreas da geofísica. Tinha 81 anos.

2014 – Morre, aos 95 anos, Ralph Wilson, dono dos Buffalo Bills desde a sua fundação em 1960 e um dos grandes impulsionadores da Liga norte-americana de futebol americano (NFL).

2017 – Morre, aos 88 anos, em Los Angeles, EUA, Julian Stanczak, artista plástico polaco mundialmente conhecido pela sua Op art geométrica e colorida.

2018 – Morre, aos 94 anos, Lys Assia, cantora suíça conhecida por ser a vencedora do primeiro Festival da Eurovisão da Canção.

2019 – A justiça brasileira determina a libertação do ex-Presidente do Brasil Michel Temer, preso no dia 21 em São Paulo, no âmbito da operação Lava Jato.

– O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assina um decreto no qual reconhece oficialmente a soberania israelita sobre os Montes Golã, justificando com as “agressivas ações” do Irão e de grupos “terroristas” contra Israel.

– A Comissão Europeia aplica uma multa de 12,5 milhões de euros à empresa norte-americana Nike por ter proibido a comerciantes autorizados a venda de produtos oficiais de clubes e federações de futebol noutros países da Europa.