Início Breves Efemérides do dia – 24 janeiro

Efemérides do dia – 24 janeiro

COMPARTILHE

Principais acontecimentos registados no dia 24 janeiro
Hoje é sexta-feira, dia 23 janeiro de 2020.
Este é o vigésimo quarto dia do ano.
Faltam 342 dias para o final do ano.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário.
Celebra-se o Dia Internacional da Educação.

1803 – É criada a Junta da Administração dos Fundos e Juros dos Reais Empréstimos portugueses, junta do crédito público.

1821 – Começa, no Palácio das Necessidades, a sessão preparatória das Cortes Constituintes, encarregadas de redigir a Constituição de 1822.

1848 – James Marshall descobre a primeira pepita de ouro no Estado da Califórnia.

1907 – O britânico Baden-Powell organiza o primeiro grupo de escuteiros.

1919 – É dominada a revolta monárquica de Lisboa.

– A esquadrilha americana de hidroaviões é a última a abandonar a Base Naval de Ponta Delgada, no âmbito do seu desmantelamento.

1924 – A cidade de Petrogrado, antiga São Petersburgo, passa a designar-se Leninegrado em homenagem ao fundador da URSS.

1946 – A Assembleia Geral das Nações Unidas aprova a criação da Comissão de Energia Atómica.

1965 – Morre, aos 95 anos, Winston Churchill, estadista britânico, por duas vezes primeiro-ministro, Nobel da Literatura.

1966 – Um avião de passageiros das linhas aéreas indianas, em voo para Nova Iorque, choca com o Monte Branco, nos Alpes. Morrem 177 pessoas.

1966 – Indira Gandhi torna-se primeira-ministra da Índia.

1969 – Morre, aos 85 anos, António Sérgio, pensador, pedagogo e político português, autor de “O Problema da Cultura e o Isolamento dos Povos Peninsulares”.

1972 – Na Ilha de Guam, no Japão, é encontrado o soldado Shoichi Yokoi, do Exército Imperial, 28 anos após o fim da II Guerra Mundial.

1984 – O Governo português aprova a proposta de Lei para a despenalização do aborto.

– Steve Jobs, pela Apple, apresenta o computador Macintosh.

1989 – Morre, com 75 anos, o poeta húngaro Sandor Weores.

1993 – No XI Congresso, o CDS acrescenta a designação Partido Popular.

2000 – Fusão da norte-americana Time Warner e da britânica EMI.

2003 – Abre oficialmente a iniciativa Coimbra 2003 – Capital Nacional da Cultura, com uma homenagem ao escritor Miguel Torga.

– Morre o empresário italiano Giovanni Agnelli, patriarca da Fiat. Tinha 81 anos.

2004 – O robot Opportunity da NASA aterra em Marte.

– Morre, aos 83 anos, o fotógrafo alemão Helmut Newton.

2005 – Abre o Congresso da Cidadania, nos Açores.

– O primeiro caso de transmissão do vírus da gripe das aves entre humanos é admitido por investigadores na revista norte-americana New England Journal of Medicine.

2006 – O relatório preliminar da comissão de inquérito do Conselho da Europa sobre os voos da CIA assegura a passagem de centenas de aviões por países europeus.

– Um juiz federal ordena à administração norte-americana a divulgação das identidades dos detidos de Guantánamo, Cuba.

– Morre, com 84 anos, Rui Andrade, o último dos Parodiantes de Lisboa.

2007 – O Tribunal Administrativo de Almada suspende a queima de resíduos perigosos na cimenteira da Secil, no Outão, Arrábida. Governo admite recorrer da decisão.

-2008 – O primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, apresenta a demissão ao chefe de Estado, Giorgio Napolitano, 20 meses depois de formar o seu segundo Gabinete, e após o Senado lhe ter negado o voto de confiança que ele tinha pedido.

– Morre o repórter fotográfico norte-americano Bernie Boston, que se tornou célebre nos anos 60 com uma fotografia de pacifistas que protestavam contra a guerra do Vietname. Tinha 74 anos.

2009 – Morre, aos 84 anos, Fernando Amaral, antigo dirigente do PSD e ex-presidente da Assembleia da República.

– Morre, com 82 anos, Fernando Bragança Gil, professor e fundador do Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

2011 – Uma explosão no Aeroporto Internacional Domodedovo, em Moscovo, provoca pelo menos 31 mortos e mais de uma centena de feridos, anuncia o Ministério da Saúde da Rússia.

2012 –  Morre, com 73 anos, James Farentino, ator conhecido por filmes como “A Contagem Final”, onde dividia o protagonismo com Kirk Douglas e Martin Sheen.

2013 – Começa uma nova vaga de violência entre manifestantes e polícia, no Egito. Cerca de 60 mortos numa semana, incluindo 40 em Port Said (nordeste) após a condenação à morte de 21 adeptos de um clube de futebol local pelo seu envolvimento na violência após um desafio contra o Al-Ahly, uma equipa do Cairo então treinada pelo português Manuel José (74 mortos em fevereiro de 2012).

2014 – A proposta do Governo de Orçamento Retificativo para 2014 é aprovada, na Assembleia da República, na generalidade, com os votos do PSD e do CDS, com todas as bancadas da oposição a votarem contra.

2015 – Morre, aos 92 anos, Madalena Cabral, pintora e conservadora, pioneira da introdução, qualificação e divulgação dos serviços educativos nos museus em Portugal.

2016 – Marcelo Rebelo de Sousa vence as eleições presidenciais com 52,0% dos votos.

– Morre, aos 88 anos, Marvin Minsky, matemático e cientista computacional norte-americano precursor da ‘inteligência artificial’.

2017 – Morre, aos 95 anos, Maria Isabel de Mendonça Soares, escritora que dedicou a vida à promoção do livro para crianças.

2018 – A justiça brasileira ratifica a condenação por corrupção passiva do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), por corrupção e branqueamento de capitais.

2019 – Morre, aos 75 anos, Zé Manel, cartoonista, Prémio de Honra do Amadora BD 2011.

– Morre, aos 81 anos, José Lopes e Silva, compositor e guitarrista pioneiro da música contemporânea em Portugal.

– Morre, aos 96 anos, Altino Magalhães, general, antigo vice-chefe do Estado-Maior do Exército e ex-presidente da Liga dos Combatentes