COMPARTILHE

Hoje é sexta-feira, 23 de agosto, ducentésimo trigésimo quinto dia do ano.
Dia Internacional para a Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição e Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo.
Faltam 130 dias para o final de 2019.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Virgem.

Nesta data, em 1775, Jorge II de Inglaterra reconhecia a existência de uma rebelião aberta nas colónias americanas. Era o início da Revolução que conduziria à independência dos EUA em 1776. Em 1791, a Coroa Portuguesa criava a Aula Régia do Desenho de Figura e Arquitetura Civil. Em 1833, era abolida a escravatura nas colónias britânicas. Em 1839, Hong Kong era tomada pelos ingleses.

Em 1889, com a tecnologia desenvolvida pelo italiano Marconi, fazia-se a primeira transmissão sem fios de uma mensagem entre um navio e um porto de mar, em pleno Atlântico. Em 1892, morria o marechal Deodoro da Fonseca, fundador e primeiro presidente da República do Brasil. Em 1926, morria, em Nova Iorque, o ator de cinema Rodolfo Valentino.

Em 1933, morria o arquitecto austríaco Adolf Loos, determinante na imagem modernista da cidade de Viena. Em 1939, em vésperas da II Guerra Mundial, era assinado o Pacto germano-soviético de não-agressão, entre a Alemanha de Hitler e a URSS de Staline. Em 1952, era estabelecido o Pacto de Segurança da Liga Árabe. Em 1962, realizava-se a primeira emissão televisiva em directo, via satélite, entre os EUA e a Europa.

Em 1966, a nave Lunar Orbiter tirava a primeira fotografia da Terra vista do Espaço. Em 1969, o general De Gaulle renunciava à Presidência da França. Em 1973, era lançado o satélite de comunicações Intelsat. Em 1985, os EUA efectuavam o lançamento de ensaio de um míssil MX.

Em 1989, morria, com 57 anos, o escritor português João Palma-Ferreira, antigo presidente da RTP, do Instituto Português do Património Cultural e ex-director da Biblioteca Nacional. Em 1990, a República Federal Alemã e a República Democrática Alemã anunciavam a reunificação, que se concretizaria a 03 de outubro do mesmo ano. Em 1991, Boris Ieltsine, líder russo, promulgava a mudança da bandeira soviética.

Em 1996, o Presidente dos EUA, Bill Clinton, aprovava a norma que considera a nicotina uma droga e o tabaco uma forma de a distribuir.

Em 1999 nascia o Blogger, a plataforma mais conhecida e influente na generalização dos blogges, desenvolvido pela Pyra Labs. Em 2002, o juiz da Audiência Nacional de Espanha Baltazar Garzón notificava os representantes do Batasuna, braço político da ETA Militar, da suspensão das actividades do partido.

Em 2003, o português Ramiro Lopes da Silva, quadro das Nações Unidas, era indigitado representante do secretário-geral da ONU no Iraque. Em S. Tomé e Príncipe era aprovado o Plano de Emergência para a recuperação económica do país, na sequência do golpe militar de 16 de julho.

Em 2004, o balanço oficial dos incêndios florestais colocava a área ardida em 2004 nos 104.424 hectares, a segunda maior, depois da devastação de 400.000Ha do ano anterior. Em 2005, um relatório da Comissão Europeia revelava que o poder de compra, em Portugal, representa 75% da média europeia.

Em 2005, o comité central do PCP escolhia o secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, para candidato às eleições presidenciais de 2006. No Médio Oriente, ficava concluída a retirada israelita da Faixa de Gaza, com o desmantelamento dos colonatos de As-Nur e Homesh. Começava então a retirada de quatro colonatos da Cisjordânia.

Em 2006, entrava em vigor a nova Lei das Armas e Munições. E, no mesmo dia, morria, com 55 anos, João Galamba de Oliveira, jornalista do Dário de Notícias. Em 2007, o Presidente da República, Cavaco Silva, promulgava o novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior e Portugal aderia ao número único europeu (116 000) para a comunicação de casos de crianças desaparecidas, cumprindo assim uma diretiva europeia. No Texas, Estados Unidos, era executado o 400º condenado à morte desde 1976.

Em 2010, na sequência do desmoronamento na mina de São José, uma sonda entregava os primeiros alimentos e medicamentos aos mineiros encarcerados. Em 2011, o juiz Michael Obus aceitava, em Nova Iorque, encerrar o processo contra Dominique Strauss-Kahn, antigo director do Fundo Monetário Internacional Na mesma data morria Vicco von Bülow, desenhador, autor e ator mais conhecido sob o nome “Loriot”, considerado o maior humorista alemão. Tinha 87 anos.

Em 2015, o jamaicano Usain Bolt tornava-se em Pequim o atleta com mais medalhas de ouro na história dos Mundiais, após a vitória nos 100 metros, somando nove títulos de campeão. Morria, aos 101 anos, Paul Royle, que protagonizou na vida real uma fuga da prisão durante a II Guerra Mundial que inspirou o filme “A Grande Evasão”, num hospital na cidade australiana de Perth. Morria Guy Ligier, ex-piloto francês de Fórmula 1 que fundou uma equipa com o seu nome. Tinha 85 anos.