Início Breves Efemérides do dia – 21 novembro

Efemérides do dia – 21 novembro

COMPARTILHE

Principais acontecimentos registados no dia 21 novembro
Hoje é quinta-feira, dia 21 de novembro de 2019. Este é o Este é o tricentésimo vigésimo quinto dia do ano.
Dia Mundial da Filosofia, Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, Dia do Olá, Dia Europeu da Fibrose Quística, Dia Mundial da Televisão, Dia Internacional STOP às Úlceras de Pressão e Dia Mundial da Pesca.
Faltam 40 dias para o termo de 2019.
Os nascidos neste dia pertencem ao signo Escorpião.
1694 – Nasce Voltaire, pseudónimo de François-Marie Arouet, escritor e filósofo francês, autor de “Candide” e do “Tratado sobre a Tolerância”.

1857 – Nasce o pintor português Columbano Bordalo Pinheiro.

1877 – Thomas Edison apresenta o fonógrafo.

1906 – O imperador da China proíbe o consumo de ópio e estabelece um período de dez anos para a erradicação do seu comércio.

1920 – Um ataque do IRA, Exército Irlandês de Libertação, causa a morte a 14 soldados britânicos, em Dublin. A data passa a ser conhecida por Bloody Sunday.

1938 – As áreas fronteiriças ocidentais da Checoslováquia são incorporadas compulsivamente no Reich alemão.

1943 – Independência do Líbano.

1960 – Portugal adere ao Fundo Monetário Internacional.

1963 – O Concilio Vaticano II autoriza o uso da língua de cada país, em vez do latim, nas cerimónias religiosas.

1969 – A Assembleia-geral da ONU condena novamente a política colonial portuguesa, que considera “uma ameaça grave à paz e à segurança internacionais”, e menciona o Manifesto de Lusaca de apoio às independências.

1973 – É comprovado o desaparecimento de 18,5 minutos de gravações da Casa Branca, relacionadas com o escândalo Watergate, que envolve o presidente dos EUA, Richard Nixon.

1975 – Os governos vietnamitas de Hanoi e Saigão concordam com a unificação do país sob uma direção comunista.

1976 – As forças armadas sírias completam a ocupação do Líbano.

1979 – A embaixada norte-americana em Islamabad, Paquistão, é atacada por populares. Morre um fuzileiro dos EUA.

1982 – O presidente libanês Amin Gemayel assegura que o seu país reconquistará a independência “sejam quais forem os sacrifícios”, com o apoio das nações árabes e ocidentais.

1984 – As relíquias de São Francisco Xavier, o Apóstolo do Oriente, são expostas ao público na Sé Catedral de Goa.

1985 – O padre Juan Khron, condenado a seis anos e meio de prisão por ter atentado contra a vida do Papa João Paulo II, em maio de 1982, em Fátima, sai em liberdade condicional.

1988 – Os organizadores da Liga inglesa de futebol decidem premiar a vitória com dois pontos e o empate com um. Por isso, até essa altura não existiu classificação naquela que foi a primeira liga de futebol do Mundo.

1991 – Portugal solicita ao Vaticano intervenção sobre o massacre no Cemitério de Santa Cruz, em Díli.

– Butros Ghali, vice-primeiro-ministro egípcio, é eleito secretário-geral das Nações Unidas.

1995 – Após 21 dias de negociações, em Dayton, EUA, os presidentes da Sérvia, Croácia e Bósnia chegam a acordo sobre o fim da guerra na Bósnia.

1996 – Entra em vigor o preço fixo do livro.

– Termina o Fórum Mundial de Televisão da ONU, que institui o Dia Mundial da Televisão, convidando os estados membros a promover “trocas de programas sobre questões da paz e o desenvolvimento social e económico”.

2001 – Washington oferece uma recompensa de 25 milhões de dólares pela captura de Osama Bin Laden.

2002 – O Parlamento Europeu aprova a moção que exige o apuramento de responsabilidades pelo desastre do petroleiro Prestige.

2003 – O Governo de Cabo Verde aprova a Lei de Base do Setor Petrolífero.

– Morre, com 82 anos, o investigador e etnógrafo dos Açores Augusto Gomes.

2004 – Realiza-se a segunda volta das eleições presidenciais na Ucrânia.

– Morre, aos 47 anos, Uwe Scholz, coreógrafo alemão, antigo diretor artístico das Óperas de Zurique e de Leipzig.

2005 – Parlamento de Israel vota a dissolução, abrindo caminho a eleições gerais antecipadas.

2006 – Iraque e Síria restabelecem relações diplomáticas.

– O ministro libanês da Indústria, Pierre Gemayel, é morto a tiro num atentado no Norte de Beirute.

– O Conselho de Segurança da ONU aprova a criação de um tribunal internacional para julgar os presumíveis assassinos do antigo primeiro-ministro libanês Rafic Hariri.

– O governo do Nepal e os rebeldes maoistas assinam um acordo de paz histórico de divisão do poder, pondo fim a uma guerra civil de dez anos que fez mais de 13.000 mortos.

– Os ministros da Cultura do Mercosul aprovam a inclusão do português, do castelhano e do guarani como línguas oficiais.

2007 – Morre, com 86 anos, o ator, cineasta e escritor espanhol Fernando Fernán-Gómez, no Hospital de la Paz, em Madrid. Fernán-Gómez acumulou sete Prémios Goya [Prémios do Cinema espanhol), mais do que qualquer outro nome da cena espanhola e foi também premiado nos Festivais de Berlim e Veneza

2008 – O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal decreta a prisão preventiva do ex-administrador do BPN José Oliveira e Costa, num processo em que é suspeito de burla qualificada, fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, entre outros ilícitos

2009 – Morre, com 48 anos, Jorge Ferreira, antigo líder parlamentar do CDS-PP, vice-presidente da Juventude Centrista na década de 1980 e do CDS-PP, entre 1995 e 1996, durante a liderança de Manuel Monteiro, cofundador do Partido da Nova Democracia.

– Morre Konstantin Feoktistov, engenheiro espacial russo, primeiro cosmonauta civil soviético. Tinha 83 anos.

2010 – A Irlanda faz um pedido formal de ajuda financeira à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional para sanar as suas contas públicas.

2011 – O Presidente da República, Cavaco Silva, promulga o diploma sobre a transferência de competências dos governos civis, mas sugere numa mensagem ao Parlamento a reponderação da transferência para os comandantes operacionais da execução da declaração do estado de emergência.

– O governo egípcio apresenta a sua demissão ao Conselho supremo das Forças Armadas, no poder desde o derrube em fevereiro do ex-presidente Hosni Mubarak.

– Danielle Miterrand, a viúva do antigo presidente francês François Miterrand, morre aos 87 anos, em Paris.

2012 – Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovam a alteração ao Orçamento Retificativo que permite à região da Madeira financiar-se num empréstimo até 1.100 milhões de euros com garantia de Estado.

– Morre Austin Peralta, pianista norte-americano, considerado um prodígio do novo jazz. Tinha 22 anos.

– Morre, aos 68 anos, Madalena Figueiredo, designer e uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Designers.

2013 – Associações e sindicatos que representam os inspetores da Autoridade Tributária e Condições do Trabalho, da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), dos Jogos e Segurança Social criam a Federação Nacional de Inspetores do Estado.

– Milhares de profissionais das forças e dos serviços de segurança manifestam-se frente à Assembleia da República, onde uma barreira policial os impede de entrar.

2014 – O ex-primeiro-ministro, José Sócrates, é detido para interrogatório, no aeroporto de Lisboa, à chegada de Paris.

– O diretor-geral da Saúde, Francisco George,revela que as bactérias encontradas em doentes com “legionella” são semelhantes às detetadas numa torre de refrigeração da empresa Adubos de Portugal.

– O ministro da Saúde, Paulo Macedo, declara extinto o surto de “legionella”, que provocou 336 doentes e dez mortos, apesar de ainda poderem ocorrer mais óbitos.

2016 – O papa Francisco autoriza todos os sacerdotes a manterem definitivamente a capacidade de absolverem as mulheres que fizeram um aborto, disposição que devia vigorar apenas durante o ano jubilar da misericórdia.

2017 – O presidente da câmara baixa do Parlamento do Zimbabué anuncia que o Presidente, Robert Mugabe, resigna ao cargo “com efeito imediato”, ao fim de 37 anos no poder. O exército tinha anunciado, dia 15, ter sob custódia o Presidente e a mulher e o controlo dos edifícios oficiais, após uma noite de agitação que incluiu a tomada da televisão estatal.

– Morre, aos 63 anos, Fernando Relvas, autor de banda desenhada.

 

– Morre, aos 67 anos, David Cassidy, ator e músico norte-americano que ficou conhecido sobretudo pela série de televisão “The Partridge Family”, exibida entre 1970 e 1974.