Início Breves EFEMÉRIDES DO DIA – 17 outubro 2019

EFEMÉRIDES DO DIA – 17 outubro 2019

COMPARTILHE

Principais acontecimentos verificados no dia 17 outubro 2019

Hoje é quarta-feira, 17 de outubro de 2019, ducentésimo nonagésimo dia do ano.
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, Dia Internacional dos Sem-Abrigo e Dia Mundial da Resolução de Conflitos.
Faltam 75 dias para o termo de 2019.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Balança.

1798 – Morre o geógrafo português Francisco José Lacerda e Almeida, explorador do continente africano.

1849 – Morre, com 39 anos, Frédéric Chopin, compositor e pianista polaco.

1853 – A Folha Comercial da Praça de Lisboa, fundada em 1852 sob o nome Paquete Comercial, passa a designar-se Jornal do Comércio.

1904 – Inauguração da Cooperativa “Padaria do Povo”, em Campo de Ourique, para fabricar pão mais barato e distribuí-lo pelas zonas mais pobres de Lisboa.

1909 – Primeiro voo em aeroplano com motor em Portugal, realizado pelo aviador francês Armand Zipfel, no hipódromo de Belém.

1915 – Nasce o dramaturgo norte-americano Arthur Miller, autor de “A Morte de um Caixeiro Viajante” e “As Bruxas de Salém”.

1920 – Morre o escritor e líder comunista norte-americano John Reed, autor de “Dez Dias que Abalaram o Mundo”. Tinha 32 anos.

1931 – O gangster norte-americano Al Capone é condenado a 11 anos de prisão por fuga aos impostos.

1933 – O cientista Albert Einstein chega aos EUA, onde se refugia da perseguição nazi, na Alemanha.

1934 – Morre, com 82 anos, o cientista espanhol Santiago Ramón y Cajal, Prémio Nobel da Medicina em 1906 pelo contributo para o conhecimento do sistema nervoso.

1957 – O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor francês, Albert Camus, autor de “O Estrangeiro”.

1973 – Começa a crise do petróleo. Os países produtores decidem diminuir as exportações para os países ocidentais e o Japão. A decisão conduzirá ao embargo que irá manter-se até março de 1974.

1975 – Os marroquinos, precedidos do Rei Hassan, começam a Marcha da Paz no Saara espanhol.

1978 – Começam, no Luxemburgo, as negociações para a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia.

– Morre, aos 78 anos, a matemática norte-americana Gertrude Mary Cox, primeira mulher eleita para o Instituto Estatístico Internacional.

1979 – O Prémio Nobel da Paz é atribuído a madre Teresa de Calcutá.

1983 – Indexação do dólar de Hong Kong ao dólar americano.

– Morre, com 78 anos, o escritor, ensaísta e sociólogo francês Raymond Aron.

1985 – Os órgãos de comunicação social de língua portuguesa nas cidades canadianas de Toronto e Montreal passam a estar ligados através do serviço da Agência LUSA.

– O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor francês Claude Simon, figura do “nouveau roman”, autor de “Corpos Condutores”.

1987 – O governo espanhol desiste do projeto de lixeira nuclear em Aldeadavilla.

1988 – O Prémio Nobel da Medicina é atribuído ao britânico James Black e aos norte-americanos Gertrude Elion e George Hitchins.

1989 – Sismo de São Francisco, na costa Leste dos EUA. Morrem 67 pessoas e mais de 400 ficam feridas.

1991 – A origem da doença de Kallman é identificada por cientistas franceses e norte-americanos.

– Os ministros da Defesa da NATO anunciam a redução de 80 por cento das armas nucleares táticas na Europa.

1995 – Israel e a Jordânia concluem os termos do tratado de paz que será assinado no dia 26, na fronteira entre os dois países.

1996 – Morre, com 82 anos, o jornalista Alves do Santos.

1997 – Os restos mortais de Ernesto Che Guevara são trasladados para Cuba.

2000 – O BCP incorpora o Banco Mello e o Banco Pinto&Sotto Mayor.

– Morre, aos 72 anos, Maria Alice Ribeiro, editora do jornal Correio Português, o mais antigo órgão de informação em língua portuguesa, no Canadá.

2002 – Morre o médico angolano Arménio dos Santos Ferreira, militante histórico do MPLA e da luta pela independência de Angola.

2003 – A administração da Docapesca de Lisboa anuncia o encerramento, em dezembro, e o despedimento coletivo de 138 trabalhadores.

2004 – PS e PSD reforçam a maioria nas eleições regionais dos Açores e da Madeira, respetivamente.

– São encontradas ossadas de elefantes, com mais de 80 mil anos, em escavações realizadas em Santo Antão do Tojal, em Loures.

2005 – Governo agrava as taxas de penalização das reformas antecipadas.

– Morre, aos 73 anos, o futebolista Carlos Gomes, guarda-redes, ex-campeão nacional pelo Sporting.

2006 – A Comissão Parlamentar do Trabalho aprova na especialidade o novo regime de mobilidade da administração pública.

– O presidente norte-americano, George W. Bush, aprova lei que permite o recurso a métodos agressivos de interrogatório e o julgamento por tribunais militares de suspeitos de terrorismo.

2007 – O escritor francês de origem checa Milan Kundera, autor de livros como “A insustentável leveza do ser” e “A valsa do adeus”, conquista o Prémio Nacional de Literatura 2007 da República Checa.

– O livro “As coisas mais simples”, de Nuno Júdice, vence o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa.

2008 – O banco francês Caisse d’Epargne, símbolo de segurança para milhões de investidores franceses, perde 600 milhões de euros devido a riscos imprudentes de três dos seus responsáveis durante a queda do mercado acionista.

– A Biblioteca Nacional de Portugal inicia o processo de classificação do espólio do poeta Fernando Pessoa como Património Nacional, no âmbito da lei de bases do património, o que impossibilitará a sua saída do país

– Morre, aos 72 anos, o vocalista do quarteto norte-americano “Four Tops”, Levi Stubbs.

2009 – O escritor João Tordo vence a sexta edição do Prémio Literário José Saramago com o romance “As Três Vidas”, editado pela Quid Novi.

– Morre, com 69 anos, Rosanna Schiaffino, atriz italiana de “Toto lascia o radoppia”.

2010 – Kim Jong-un, o filho mais novo do atual líder da Coreia do Norte, é apresentado às massas, presenciando aquela que é a maior parada militar do país.

2013 – Portugal, Espanha, França e a Comissão Europeia assinam uma declaração conjunta para a criação do Corredor Atlântico, que permitirá a circulação de comboios de mercadorias na rede ferroviária europeia.

– O Conselho de Ministros aprova uma proposta de lei que altera a lei de bases gerais do sistema de Segurança Social, o que permite flexibilizar o aumento da idade da reforma para os 66 anos em 2014.

– O Presidente norte-americano, Barack Obama, assina oficialmente a lei que permite a reabertura da Administração Federal e eleva o teto da dívida dos Estados Unidos, colocando um ponto final na crise que vivia o país.

2014 – A Organização Mundial de Saúde declara o fim da epidemia do vírus do Ébola no Senegal.

– A polícia de Hong Kong volta a carregar sobre manifestantes pró-democracia, que tentaram regressar a uma zona da cidade de onde tinham sido desalojados.

– Morre, com 78 anos, Gabriel Espírito Santo, antigo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas.

2017 – O Tribunal Constitucional espanhol considera nula, por ser inconstitucional, a lei do referendo sobre a independência na Catalunha, que fora suspensa provisoriamente em 07 de setembro.

– Morre Danielle Darrieux, atriz de cinema francesa, aos 100 anos, em sua casa, no noroeste de França.

2018 – A seleção portuguesa de futsal feminino conquista a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, ao bater na final o Japão por 4-1.

– O futebolista espanhol Cesc Fábregas entra no livro de recordes do Guiness por ser o jogador que chegou mais rapidamente às 100 assistências na liga inglesa.

– Morre, aos 90 anos, Ara Güler, fotógrafo turco criador de imagens icónicas de Istambul que deram a volta ao mundo.