Início Breves Efemérides do dia – 12 fevereiro

Efemérides do dia – 12 fevereiro

COMPARTILHE

Principais acontecimentos registados no dia 12 fevereiro
Hoje é quarta-feira, dia 12 fevereiro de 2020.
Este é quadragésimo terceiro dia do ano.
Faltam 323 dias para o final do ano.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário.
Dia Internacional contra a Utilização de Menores Soldados.

1792 – É concedido o alvará à Misericórdia do Porto para a realização de uma Lotaria.

1804 – Morre, com 79 anos, o filósofo Immanuel Kant, autor de “Crítica da Razão Pura”.

1809 – Nasce o futuro presidente dos EUA, Abraham Lincoln.

– Nasce o naturalista britânico Charles Darwin.

1818 – A independência do Chile é proclamada em Santiago.

1821 – O Governo liberal português amnistia todos os presos políticos.

1873 – É proclamada a República Espanhola, um dia depois da abdicação do rei Amadeo de Sabóia. Estanislao Figueras é nomeado presidente.

1886 – Fontes Pereira de Melo pede a demissão perante o descontentamento popular pela restauração do imposto da água e o aumento dos impostos sobre o rendimento e o consumo.

1894 – É criada a Câmara do Comércio e Indústria.

1905 – Eleições gerais em Portugal. Vitória do Partido Progressista no Governo.

1926 – O general Gomes da Costa recusa o convite de Mendes Cabeçada para dirigir o golpe militar que este está a preparar.

1929 – Nasce o escritor português Nuno Bragança, autor de “Directa”, “Square Tolstoi” e de “A Noite e o Riso”.

1949 – Norton de Matos retira a candidatura à Presidência da República Portuguesa, por não obter de Oliveira Salazar a garantia de eleições justas.

1954 – A Direcção-Geral da Fazenda Pública cede, a título definitivo, as propriedades do Estado em Sacavém à Sociedade Anónima Concessionária da Refinação de Petróleos em Portugal.

1973 – Guerra do Vietname. São libertados os primeiros prisioneiros de guerra norte-americanos.

1974 – O escritor russo Alexandre Soljenitsine, Nobel da Literatura, autor de “O Arquipélago de Gulag”, é preso em Moscovo.

1981 – Começa a publicação do trissemanário desportivo Gazeta dos Desportos.

1982 – Primeira greve geral depois do 25 de Abril, na fase final do Governo da Aliança Democrática.

1983 – Vaga de frio na Europa. A cidade portuguesa de Bragança regista 11 graus negativos.

1984 – Morre, aos 69 anos, em Paris, Julio Cortázar, escritor argentino, nascido em Bruxelas, naturalizado francês, autor de “Prosa do Observatório”.

1986 – O Reino Unido e a França assinam, em Cantuária, o tratado que prevê a construção do túnel sob o Canal da Mancha.

1988 – Morre o fadista português Fernando Farinha. Tinha 59 anos.

2000 – Morre, com 77 anos, Charles Schulz, criador da série Peanuts e dos personagens Charlie Brown e do seu cachorro da raça beagle chamado Snoopy.

2001 – É divulgada uma sequência de 95 por cento do genoma humano, por grupos de investigação de Washington, Paris, Londres, Berlim e Tóquio.

2002 – Morre, aos 72 anos, o político português Carlos Aboim Inglês, militante do PCP.

– Morre, com 75 anos, o antigo futebolista português José Travassos.

– Começa o julgamento do ex-presidente jugoslavo Slobodan Miloscevic no Tribunal Penal Internacional para a Jugoslávia.

2004 – Cientistas sul-coreanos, da Universidade de Seul, apresentam os estudos que os levaram à obtenção, por clonagem, de células estaminais de um embrião humano. A falsidade da investigação seria descoberta cerca de dois anos mais tarde.

2006 – Pedro Pires é reeleito presidente de Cabo Verde, com 50,84 por cento dos votos.

– O líder iraquiano Ibrahim Jafari é nomeado chefe do governo pelos xiitas conservadores, maioritários no parlamento saído das eleições de dezembro.

2007 – Portugal continental é abalado por um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter, sem provocar danos pessoais ou materiais.

– O ex-vice-presidente iraquiano Taha Yassine Ramadan é condenado à morte pelo Alto Tribunal Penal iraquiano, por crimes contra a humanidade.

– Morre, com 102 anos, Peggy Gilbert, saxofonista de jazz norte-americana.

– Morre, aos 82 anos, Monsenhor Ferreira de Melo, antigo diretor do Secretariado-Geral do Episcopado Português.

2008 – O cineasta norte-americano Steven Spielberg renuncia à participação artística nos Jogos Olímpicos de Pequim, acusando a China de não fazer pressão suficiente sobre o aliado Sudão para que termine a violência no Darfour.

2009 – Morre o segundo português com diagnóstico da variante humana da “doença das vacas loucas”, informa a Direcção-Geral de Saúde.

– É feita a escritura da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

2010 – Entra em funcionamento a Base de Dados de Perfis de ADN para fins de investigação criminal e identificação civil.

2011 – Morre, aos 91 anos, a atriz norte-americana Betty Garrett, estrela da Broadway que contracenou com Frank Sinatra em dois musicais.

2012 – A Zâmbia conquista pela primeira vez na sua história a Taça das Nações Africanas de futebol (CAN), ao vencer na final a Costa do Marfim por 8-7, no desempate por grandes penalidades, em Libreville.

– Parlamento grego aprova plano de austeridade vital para impedir bancarrota.

– Manifestações em Atenas contra o plano de austeridade provocam cerca de 138 feridos.

– Morre, aos 48 anos, Whitney Houston, atriz e cantora Houston foi encontrada morta no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, Los Angeles, nos Estados Unidos.

– Morre David Kelly, ator irlandês, conhecido pelo seu papel no filme de Tim Burton “Charlie e a Fábrica de Chocolate”. Tinha 82 anos.

2013 – A Coreia do Norte confirma ter realizado “com sucesso” o seu terceiro teste nuclear subterrâneo, o que levou à imediata condenação da Coreia do Sul.

2014 – O Fundo Monetário Internacional conclui a 10.ª avaliação ao programa de ajustamento de Portugal e aprova a libertação de uma tranche de 910 milhões de euros.

2015 – O Tribunal Constitucional aceita o pedido de registo do Partido Democrático e Republicano (PDR), que conta entre os fundadores com o ex-bastonário da Ordem dos Advogados Marinho e Pinto.

– O Presidente russo, Vladimir Putin, anuncia que foi alcançado um cessar-fogo no leste da Ucrânia.

– Morre, aos 101 anos, Tomie Ohtake, artista plástica brasileira, de origem japonesa.

2016 – O papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo Kiril assinam em Havana uma declaração conjunta de unidade religiosa que visa proteger os cristãos perseguidos no Médio Oriente e na África do Norte.

– O francês Jérôme Valcke, antigo secretário-geral da FIFA, é suspenso de toda a atividade ligada ao futebol por 12 anos pelo Comité de Ética, por envolvimento no escândalo de corrupção que abalou o organismo.

2017 – O produtor André Allen Anjos vence Grammy de Melhor Gravação Remisturada e é o primeiro português a ser distinguido com um destes prémios norte-americanos de música.

– O musical “La La Land” ganha, na 70.ª edição dos prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão, o BAFTA de melhor filme.

– Al Jarreau, cantor de jazz norte-americano e vencedor de sete prémios Grammy, aos 76 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

– Morre, aos 71 anos, Sam Arday, em Acra, Gana, treinador de futebol ganês e primeiro selecionador africano a conquistar uma medalha olímpica no futebol.

2019 – O Parlamento Europeu aprova o novo Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que reforça a capacidade da União Europeia em matéria de prevenção e resposta a catástrofes, como incêndios florestais e inundações.

– Morre, aos 81 anos, Gordon Banks, guarda-redes de Inglaterra e campeão mundial em 1966.

Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook