Início Breves EFEMÉRIDES DO DIA – 08 outubro 2019

EFEMÉRIDES DO DIA – 08 outubro 2019

COMPARTILHE

Principais acontecimentos verificados no dia 08 outubro 2019

Hoje é terça-feira, 08 de outubro de 2019, ducentésimo octogésimo primeiro dia do ano.
Faltam 84 dias para o termo de 2019.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Balança.

1891 – É criado o primeiro hospital veterinário em Lisboa.

1910 – São promulgados os decretos que põem fim aos domínios das ordens religiosas em Portugal, no âmbito da consagração do Estado laico.

1912 – I Guerra dos Balcãs. Montenegro, Bulgária, Sérvia e Grécia unem-se contra a Turquia.

1922 – Nasce Christian Barnard, cirurgião sul-africano, responsável pelo primeiro transplante de coração humano, em 1967.

1927 – Nasce o cientista britânico de origem argentina César Milstein, Prémio Nobel da Medicina em 1984, pelo trabalho no campo da imunologia.

– Morre, em Paris, o escritor argentino Ricardo Guiraldes, autor de “Dom Segundo Sombra” e “Contos de Morte e Sangue”. Tinha 41 anos.

1939 – II Guerra Mundial. Adolf Hitler promulga a anexação da Polónia.

1945 – É criado o Movimento de Unidade Democrática, na assembleia do Centro Republicano Almirante Reis, em Lisboa.

1949 – Tentativa de golpe contra a ditadura do Estado Novo, liderada pelo almirante Cabeçadas.

1961 – O futebolista Eusébio estreia-se na seleção portuguesa e marca um golo no jogo com o Luxemburgo a contar para a eliminatória do Campeonato do Mundo de 1962.

1965 – Golpe de estado na Indonésia. O general Suharto toma o poder.

1967 – O guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara é capturado na Bolívia. Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959), que levou a um novo regime político em Cuba.

1970 – O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor russo Alexander Solzhenitsyn, autor de “O Arquipélago de Gulag”.

1972 – Henry Kissinger, secretário de Estado dos EUA, e Le Duc Tho, do Vietname do Norte, chegam a acordo sobre o fim dos combates, nas conversações de Paris.

1973 – Na Grécia, toma posse o primeiro executivo civil desde o golpe de estado de 1967.

1984 – Maria Branca dos Santos, mais conhecida por D. Branca, é detida sob a acusação de burla.

– O presidente sírio Hafez Assad promete retirar as tropas do Líbano, se os israelitas abandonarem o país.

1985 – Francisco Lucas Pires demite-se da presidência da Comissão Política do CDS, que ocupava desde 1983, pelos fracos resultados nas eleições de 06 de outubro.

1990 – O Prémio Nobel da Medicina é atribuído aos norte-americanos Joseph Murray e Donnall Thomas.

1991 – O Prémio Nobel da Medicina é atribuído aos cientistas alemães Erwin e Bert Sackman.

– Independência da Croácia e da Eslovénia.

1992 – O escritor português Vergílio Ferreira recebe o Prémio Camões.

– Morre, com 78 anos, o estadista alemão Willy Brandt, Prémio Nobel da Paz em 1971, presidente da Internacional Socialista, antigo chanceler alemão e resistente ao regime nazi.

1993 – Terminam as sanções económicas à África do Sul, com o fim do regime de Apartheid.

1997 – Começa, em França, o julgamento do ex-ministro Maurice Papon, acusado de colaboracionismo durante a ocupação nazi (1940-44).

1998 – O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor português José Saramago, autor de “Memorial do Convento”.

1999 – Milhares de pessoas assistem ao funeral de Amália Rodrigues, no cemitério dos Prazeres.

2001 – Começam as operações de resgate do submarino nuclear russo Kursk, naufragado a 12 de agosto de 2000.

2003 – O Prémio Nobel da Química é atribuído aos norte-americanos Peter Agre e Roderick Mackinnon, pela investigação sobre o transporte de sais entre as células.

– O prémio Nobel da Economia é atribuído ao norte-americano Robert F.Engle e ao britânico Clive W.J.Granger, pela análise estatística de séries temporais.

2004 – O Prémio Nobel da Paz é atribuído, pela primeira vez, a uma mulher africana, a ecologista queniana Wangari Maathai.

– Morre Jacques Derrida, filósofo francês, fundador do Colégio Internacional de Filosofia, que dirigiu. Tinha 74 anos.

– O sorteio do Euromilhões passa a integrar as apostas realizadas em Portugal através da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

2005 – Terramoto no Paquistão causa mais de 30 mil mortos.

2006 – Eleições autárquicas na Bélgica comprovam subida da extrema-direita.

2007 – O prémio Nobel da Medicina é atribuído aos norte-americanos Mario Capecchi e Oliver Smithies, bem como ao britânico Martin Evans, pelos seus trabalhos em genética.

2008 – O governo britânico anuncia um plano de apoio ao sistema bancário do país equivalente a uma nacionalização parcial. O plano passa por uma linha de crédito de 200 mil milhões de libras (260 mil milhões de euros) e uma injeção de capital que poderá ir até 50 mil milhões de libras (65 mil milhões de euros) em vários bancos.

– O Prémio Nobel da Química é atribuído ao japonês Osamu Shimomura e aos norte-americanos Martin Chalfie e Roger Tsien pela descoberta e desenvolvimento da proteína fluorescente verde.

2009 – O Prémio Nobel da Literatura 2009 é atribuído à romancista alemã de origem romena Herta Muller, autora de “O Homem é Um Grande Faisão sobre a Terra”.

2010 – O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao dissidente chinês Liu Xiaobo, pela “sua longa e pacífica luta por direitos humanos fundamentais na China”.

2011 – Hélder Rodrigues torna-se, aos 32 anos, o primeiro português a sagrar-se campeão mundial de todo-o-terreno em motos, 19 anos depois de ter iniciado a sua carreira desportiva.

– Morre, aos 85 anos, o Padre Luís Archer, antigo presidente do Conselho de Ética para as Ciências da Vida e especialista em genética, em Lisboa.

2012 – O prémio Nobel da Medicina 2012 é atribuído conjuntamente a John B. Gurdon e Shinya Yamanaka “pela descoberta de que as células maduras podem ser reprogramadas para se tornarem pluripotentes”.

– Os ministros das Finanças da zona euro aprovam, no Luxemburgo, o desembolso de uma nova tranche da ajuda a Portugal, assim como a extensão, por um ano, do prazo para correção do défice.

– Morre, aos 80 anos, Nuno Grande, fundador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

2013 – O Prémio Nobel da Física é atribuído ao belga François Englert e ao britânico Peter Higgs pelo seu trabalho sobre o Busão de Higgs, uma partícula considerada elementar.

– Morre Philipe Chevron, guitarrista do grupo irlandês de música “folk” The Pogues. Tinha 56 anos.

– Morre Carlos Morgado, antigo médico pessoal de Jonas Savimbi, líder histórico da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

2014 – Morre o primeiro doente de Ébola diagnosticado fora de África, um liberiano internado no estado norte-americano do Texas.

– O Prémio Nobel de Química é atribuído aos norte-americanos Eric Betzig e William Moerner e ao alemão Stefan Hell, por melhorias na utilização do microscópio.

2015 – O ex-ministro socialista Armando Vara, arguido na “Operação Marquês”, deixa de estar em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, ficando em liberdade provisória mediante pagamento de uma caução.

– O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, e o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, são suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética do organismo que rege o futebol mundial.

– O Tribunal Constitucional considera inconstitucional que os membros do Governo celebrem acordos coletivos de entidade empregadora pública nas autarquias, por tal configurar uma violação do princípio da autonomia do poder local.

2017 – Morre aos 87 anos, em Paris, Jean Rochefort, ator, um dos rostos mais conhecidos do cinema francês.