Início Breves Efemérides do dia – 07 novembro

Efemérides do dia – 07 novembro

COMPARTILHE

Principais acontecimentos registados no dia 07 novembro.
Hoje é quinta-feira, dia 07 de novembro de 2019. Este é o tricentésimo décimo primeiro dia do ano.
Dia Internacional da Física Médica, Dia Internacional da Preguiça e Dia Internacional das Eco-Escolas.
Faltam 54 dias para o termo de 2019.
Os nascidos neste dia pertencem ao signo Escorpião.

1831 – O comércio de escravos é proibido no Brasil.

1867 – Nasce, em Varsóvia, Marie Curie, Prémio Nobel de Física e Prémio Nobel da Química.

1879 – Nasce Léon Trotsky, revolucionário russo.

1913 – Nasce o escritor francês Albert Camus, autor de “O Estrangeiro”, Prémio Nobel de Literatura em 1957.

1917 – Revolução de Outubro. O partido Bolchevique, liderado por Lenine, toma o poder na Rússia, derrubando o governo de Alexander Kerenski.

1929 – Abre ao público o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

1944 – Franklin Delano Roosevelt é reeleito para o quarto mandato na Presidência dos EUA.

1956 – Crise do Suez. Britânicos e franceses declaram o cessar-fogo no Egito.

1972 – A Alemanha Federal e a RDA anunciam o restabelecimento de relações diplomáticas, após 23 anos de separação.

1973 – Os EUA e o Egito anunciam o restabelecimento de relações diplomáticas e a troca de embaixadores.

1975 – O centro emissor da emissora católica portuguesa Rádio Renascença é destruído por uma bomba.

– Confrontos violentos na região de Rio Maior entre representantes das UCP’s e Cooperativas Agrícolas da Zona de Intervenção da Reforma Agrária (ligadas ao setor do trabalhadores rurais) e representantes da CAP – Confederação de Agricultores Portugueses, dos proprietários agrícolas.

1980 – Morre o ator norte-americano Steve McQueen.

1981 – É extinto o MES, Movimento de Esquerda Socialista, durante um jantar no Mercado do Povo, junto à torre de Belém.

1983 – O inventor português José Coelho dos Santos recebe a medalha de ouro da Feira de Nuremberga, pela criação de um tijolo especial para a construção civil.

1985 – Tropas colombianas tomam de assalto o Palácio da Justiça, em Bogotá, onde guerrilheiros do grupo M-19 mantinham reféns 60 pessoas. Há 50 mortos nos confrontos.

1989 – Demite-se o governo da República Democrática Alemã.

1990 – Morre, aos 78 anos, o escritor britânico Lawrence Durrell, autor da tetralogia “Quarteto de Alexandria”.

1991 – Chegam a Portugal os restos mortais de Henrique Galvão, que comandou o sequestro do navio Santa Maria, em 1961, numa operação de combate à ditadura.

– Independência do Azerbaijão.

– O basquetebolista norte-americano “Magic” Johnson, 32 anos, anuncia, em Los Angeles, que se retira do desporto por ser portador do vírus HIV.

1993 – “Vale Abraão”, de Manoel de Oliveira, recebe o Prémio da Crítica da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

1994 – Pela primeira vez entram mulheres na GNR.

1995 – José Saramago recebe o Prémio Camões.

1996 – Um incêndio destrói a cúpula do edifício da Câmara Municipal de Lisboa.

2000 – Presidenciais nos EUA. O candidato republicado George W.Bush ganha em número de votos do Colégio Eleitoral, apesar de o democrata Al Gore conquistar mais votos no conjunto do país. A decisão sobre a contagem de votos na Florida estender-se-á por mais de um mês.

– Hillary Clinton, mulher do ex-presidente Bill Clinton, é eleita senadora pelo Estado de Nova Iorque.

2002 – A população de Gibraltar recusa, em referendo, a partilha da soberania entre o Reino Unido e a Espanha, com 98,8% dos votos.

– Surge o Correio de Timor, primeiro jornal em língua portuguesa desde 1975, em Timor-Leste.

– O presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, veta o diploma que prevê a autorização de funcionamento de um casino em Lisboa.

2003 – Cimeira Luso-Espanhola. Os governos português e espanhol estabelecem os termos para o Mercado Ibérico de Eletricidade.

– Cimeira Luso-Espanhola. Acordo entre Portugal e Espanha quanto a ligações de alta velocidade.

– Iraque. Um helicóptero Black Hawk é abatido perto de Tikrit. Morrem seis militares norte-americanos.

2004 – O Governo português prolonga presença da GNR no Iraque por mais três meses, até depois das eleições de 30 de janeiro.

– Começa a ofensiva dos EUA no Iraque para a conquista de Fallujah.

2005 – É decretado recolher obrigatório nos arredores de Paris.

– Angola declara, oficialmente, o fim da epidemia de febre hemorrágica, provocada pelo vírus de Marburg, que causou 227 mortos, num total de 252 casos, registados desde outubro de 2004.

– O ex-presidente peruano Alberto Fujimori é preso no Chile.

– O filme “Alice”, de Marco Martins, é nomeado para os Prémios do Cinema Europeu.

2006 – O muçulmano britânico Dhiren Barot, acusado de planear vários atentados nos estados Unidos e na Grã-Bretanha, é condenado a prisão perpétua por um tribunal de Londres.

– Pelo menos 17 pessoas morrem e 20 ficam feridas num atentado suicida cometido num café num bairro xiita de Bagdad.

– Dhiren Barot, britânico convertido ao islamismo e considerado um dos braços direitos de Osama Bin Laden no Reino Unido, é condenado a prisão perpétua.

– O Panamá é eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

– Morre, aos 82 anos, Jean Jacques Servan.Schreiber, jornalista e político francês, fundador do semanário L´Express.

2007 – A operação de separação (spin-off) da PT Multimédia do grupo Portugal Telecom (PT) concretiza-se, transformando a empresa presidida por Rodrigo Costa num dos principais operadores de comunicações em Portugal e no principal rival da sua antiga “casa-mãe”

– Na Finlândia, oito pessoas morrem e 11 ficam feridas num tiroteio ocorrido numa escola em Tuusula, cerca de 40 quilómetros a norte de Helsínquia. O autor dos disparos, um jovem de 18 anos, suicida-se.

– Uma equipa de mais de 30 cirurgiões indianos opera, com êxito, uma menina indiana de 2 anos que nascera com quatro braços e quatro pernas

2008 – A revisão do Código do Trabalho é aprovada na Assembleia da República sem alterações de fundo com os votos favoráveis dos deputados socialistas. Votam contra a proposta legislativa os deputados do grupo parlamentar do PCP e do Bloco de Esquerda, cinco deputados do PS, como Manuel Alegre. Abstêm-se os deputados do PSD e do CDS.

– Jacinto Lucas Pires é o vencedor do Prémio Europa – David Mourão-Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e pelo Instituto Camões, que permitirá a tradução e publicação das suas obras nos países da União Europeia e do Mediterrâneo

– O Tribunal de Felgueiras condena a presidente da Câmara local, Fátima Felgueiras, a três anos e três meses de prisão com pena suspensa por igual período, decretando ainda a perda de mandato da autarca. Fátima Felgueiras é condenada pelos crimes de abuso de poder, peculato e peculato de uso.

– Morrem seis portugueses num acidente rodoviário envolvendo dois veículos portugueses: uma carrinha e um camião com reboque, na A-62 (que liga Burgos, em Espanha, a Portugal. As vítimas eram trabalhadores que tinham estado em frança e regressavam a Portugal.

2009 – Desabamento em Andorra. A queda do túnel de Dos Valires, em construção, causa a morte de cinco trabalhadores portugueses ao serviço de uma construtora espanhola e deixa feridos outros seis.

– Morre, aos 89 anos, Anselmo Duarte, cineasta brasileiro, Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1962 com o filme “O Pagador de Promessas”.

2010 – Morre, em Lisboa, aos 68 anos, Manuel Cintra Ferreira, crítico de cinema do Expresso e programador da Cinemateca Portuguesa, que integrou o núcleo fundador do diário Público, onde se manteve até 1992, para acompanhar então a programação de cinema da SIC, vítima de cancro.

2011 – O primeiro-ministro francês anuncia um plano de austeridade com medidas fiscais que atingem 100 mil milhões de euros, visando atingir contas públicas equilibradas em 2016.

– O médico Conrad Murray é condenado pelo homicídio involuntário de Michael Jackson.

– Morre, aos 84 anos, o poeta espanhol Tomás Segovia, vítima de cancro, no México, para onde se exilou em 1940.

2012 – Barack Obama é reeleito Presidente dos Estados Unidos, conquistando a maioria dos 538 votos do colégio eleitoral que designa formalmente o chefe de Estado.

– Os deputados gregos aprovam, com uma curta maioria, um plano plurianual de austeridade, exigido pelos credores internacionais de Atenas, apesar da contestação de mais de 70.000 manifestantes em frente ao parlamento.

– Morre, aos 71 anos, Richard Robbins, compositor e pianista norte-americano.

2013 – A Irlanda passa o exame final da ‘troika’ de credores internacionais, a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, abrindo a porta a abandonar em dezembro o plano de assistência financeira.

– O Banco Central Europeu (BCE) baixa a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,5%, definido em maio, para 0,25%.

2014 – Treze pessoas dão entrada no Hospital de Vila Franca de Xira com sintomas que apontam para episódios provocados pela bactéria “legionella”. Ao final do dia, a Administração

Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo adianta que o número de pessoas infetadas subiu para 33 e que são todas de Vila Franca de Xira.

2015 – A Serra Leoa é declarada país livre da transmissão do vírus do Ébola pela Organização Mundial da Saúde, 42 dias depois de ter dado negativo o segundo teste de diagnóstico ao último paciente infetado no país.

– Os presidentes chinês e taiwanês dão um aperto de mão histórico em Singapura, no arranque da primeira cimeira desde a separação da China continental e de Taiwan, há 66 anos, após uma guerra civil.

– O português Madjer é eleito o melhor jogador do mundo de futebol de praia de 2015, na Gala Internacional da modalidade, no Dubai, sucedendo ao brasileiro Bruno Xavier, que venceu a edição inaugural, em 2014.

– Ricardo Melo Gouveia torna-se o primeiro português a ganhar a ordem de mérito de um circuito internacional de golfe ao sagrar-se campeão do ‘Challenge Tour’ após vencer a Grande Final, em Omã.

2017 – Morre, aos 93 anos, João Hall Themido, diplomata, embaixador de Portugal em Washington na transição do Estado Novo para a democracia.

2018 – O Partido Democrata dos EUA ganha o controlo da Câmara dos Representantes e o Partido Republicano reforça a maioria no Senado nas eleições intercalares norte-americanas.

– O treinador português Vítor Pereira leva o Shanghai SIPG à conquista do primeiro título de campeão chinês de futebol. Este é o tricentésimo décimo primeiro dia do ano. Faltam 54 dias para o termo de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here